Especialista do Grupo FCamara indica obras que se aprofundam no tema e trazem dicas práticas para quem atua no mercado
Segundo análise feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce irá atingir R$ 185,7 bilhões só em 2023, o que demonstra que o comércio eletrônico segue consolidado e aquecido e é preciso buscar sempre a melhoria do próprio negócio para continuar crescendo durante o próximo semestre de 2023.
“O primeiro
semestre de 2023 foi positivo e veio acompanhado por diversas inovações, tecnologias
e novas tendências. As projeções continuam positivas para o setor e varejistas
iniciantes e veteranos devem se inteirar das movimentações de mercado e também
buscar insights para aprimorar seus negócios sempre, ainda mais em um semestre
com datas comemorativas tão importantes. Isso pode ser feito inclusive a partir
de séries, filmes, podcasts e livros”, aponta Eric Vieira, head de e-commerce
da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de
negócios.
Pensando nisso, o especialista indica cinco livros para quem quer se aprofundar no tema e colher algumas dicas. Confira:
1. E-commerce: conceitos, implementação e gestão - por
Nara Stefano e Izabel Cristina Zattar
Neste livro, as
autoras refletem sobre as vantagens e os desafios do e-commerce e ajudam o
leitor a dominar conceitos, estratégias e ferramentas que fazem parte desse
universo para assim conhecer melhor o funcionamento das tecnologias envolvidas
na área.
2. Crie seu mercado no mundo digital – por Bruno de
Oliveira
Viver em uma era
completamente digital requer implementar negócios no mundo digital também.
Neste livro, o autor compartilha passo a passo como empreendedores que têm
negócio físico ou estão planejando seu primeiro negócio podem desenvolver sua
estratégia online e ter êxito com um e-commerce.
3. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon – por
Brad Stone
O jornalista Brad
Stone obteve acesso inédito a funcionários e executivos da Amazon, além de
familiares e amigos de Jeff Bezos, fundador da empresa, para se aprofundar no
universo do gigante do comércio on-line, que revolucionou a forma
de ler e de comprar.
4. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo
e sendo - por Michael Solomon
Em sua 11ª edição,
o livro apresenta as melhores e mais recentes ideias sobre o
comportamento dos
clientes, acompanhadas de estudos de caso e exemplos para mostrar que esse
comportamento vai muito além do ato de comprar.
Nas palavras do
autor, “Comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos quando
indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços,
ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos”. Em sua obra
abrangente, Solomon aborda consumo virtual e observa que o marketing eletrônico
aumentou a conveniência ao derrubar muitas das barreiras causadas pelo tempo e
pela distância.
5.
Vendas + Operação no E-commerce: Um olho no peixe e outro no gato
Escrito por
Rodrigo Maruxo e Samuel Gonsales, a obra relata vários cases nacionais e
esmiúça detalhamento tático. Busca responder como desenvolver um modelo de
negócio que transita de forma segura pela transformação digital, como
equilibrar as estratégias de vendas, sem perder de vista a eficiência
operacional, dentre outras questões comuns à agenda de executivos. O livro
compila mais de 40 anos de experiência dos autores desenvolvendo estratégias de
negócios em empresas como Mormaii, Netshoes, Amaro, Electrolux, Riachuelo,
OQVestir e Suvinil.
www.fcamara.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário