Como sua empresa atende o cliente? Todo empreendedor sabe que investir em meios de comunicação robustos e pautados na tecnologia é fundamental para estreitar o relacionamento com seu público-alvo e atender as suas demandas. Mas, dentre tantas ferramentas dispostas no mercado, aquelas que incorporarem a inteligência artificial (IA) neste propósito, notarão conquistas enormes para seu negócio capaz de enriquecer a jornada de compras do usuário e, assim, consagrar uma imagem fortemente positiva para fidelizá-los à marca.
Em um estudo realizado pela Deloitte, 70% das
empresas pretendem investir na IA neste ano, em busca de melhorar a eficiência
e produtividade de suas atividades para alavancar sua competitividade.
Considerando todas as suas possíveis aplicações nas operações organizacionais,
seu uso no atendimento ao cliente é um dos mais estratégicos para assegurar a
satisfação dos consumidores, possibilitando que entrem em contato com a
companhia no canal que preferirem de forma fluída e descomplicada.
O usuário deve se sentir confortável e à vontade
para se comunicar com suas marcas no meio que tiverem maior afinidade. E, com a
inteligência artificial, as empresas conseguem não apenas dispor de um volume
maior de canais de comunicação, como principalmente integrá-los para a
construção de uma jornada contínua de atendimento. Dessa forma, caso sejam
acionados em uma plataforma que não tenham grande interesse, esta ferramenta
pode dar a opção de continuarem a conversa em outro local que desejar.
Assegurar essa sequência no atendimento sem
barreiras é fundamental para prezar pela boa experiência do cliente sem ruídos
ou insistências que lhes desagradem. Afinal, quanto mais opções de contato ele
possui, mais fácil é para ele acessar seus produtos ou serviços e,
consequentemente, maior será o crescimento das vendas. Como prova disso, outra
pesquisa feita pelo Hubspot mostra que 76% das empresas estão aumentando seus
investimentos na oferta de múltiplos canais para aperfeiçoar a experiência dos
consumidores.
Um dos meios mais cogitados recentemente para essa
tarefa tem sido, justamente, o ChatGPT – no qual as companhias podem criar
textos, códigos, e criar uma multicanalidade 100% integrada dentro do recurso.
Contudo, esse ainda é um canal muito novo e que precisará ser testado e
aperfeiçoado para assegurar uma boa comunicação entre as partes.
Fora ele, o WhatsApp e RCS (Rich Communication
Service) são dois dos canais mais quentes no mercado, e que podem estar
embarcados em IA para uma comunicação excepcional. Neles, é possível
desenvolver um bot de atendimento para direcionar o usuário ao longo de sua
jornada, programados para resolverem as principais e mais comuns dúvidas que
possam ter sobre seus produtos e serviços e, assim, conduzi-los até a etapa
final no carrinho de compras.
Mas, não adianta apenas dispor desta multiplicidade
de meios de interação, sem compreender como direcioná-los corretamente para
cada usuário. Para isso, mais uma vez a IA serve como auxiliadora, colhendo
todos os dados referentes à trilha percorrida por cada cliente, em quais canais
preferiram manter contato com a marca, e qual a melhor forma de dar
continuidade a essa relação, sem precisar começar a conversa do zero a cada vez
em que forem contatá-los.
O bom funcionamento e eficácia ao utilizar a
inteligência artificial nesta ação dependerá, fortemente, deste claro
entendimento sobre onde e como abordar seu público-alvo. E, para isso, é
extremamente recomendado contar com a expertise de um time de curadoria
responsável por enriquecer processos e a inteligência da ferramenta, até o
momento que se torne mais autônoma possível pela quantidade de respostas
obtidas.
Na prática, caberá a esses profissionais
acompanharem a trajetória de cada cliente com a marca, garantindo que estejam
sendo abordados sem excessividade e no meio que preferirem, da forma mais
humanizada possível. Assim, a empresa conseguirá não apenas satisfazê-los, mas
especialmente estar sempre lá para ajudá-los no que precisarem. Até porque,
consumidores felizes e retidos sempre serão a maior fonte de receita para todo
negócio.
Pedro
Leonel - Customer Success Manager na Pontaltech, empresa
especializada em comunicação omnichannel.
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