Lançado na Febraban Tech, ferramenta ficará disponível permanentemente no site www.fraudometro.com.br
A Serasa
Experian acaba de disponibilizar o Fraudômetro, a primeira ferramenta de
contagem de tentativas de fraude de identidade do Brasil. Lançado na Febraban
Tech, evento direcionado a companhias do setor financeiro, a empresa posicionou
um telão com contagem sequencial de quantas tentativas de fraude ou roubo de
identidade foram registradas no país desde o início de 2023: cerca de 3,5
milhões, o que corresponde a 1 a cada 4 segundos. O contador também está
disponível no site www.fraudometro.com.br para que empresas e consumidores
possam ter acesso a esta e outras informações sobre prevenção a golpes, a
partir de agora.
“Nossa intenção
com o Fraudômetro é chamar a atenção para o tema no Brasil. Diariamente, quase
20 mil tentativas de fraude são identificadas por nossas soluções de proteção à fraude, que se fossem bem-sucedidas,
poderiam gerar prejuízos e perdas financeiras para pessoas e empresas de todo o
país. Os fraudadores se utilizam de técnicas cada vez mais avançadas para
aplicar seus golpes, por isso ferramentas de inteligência analítica são
essenciais para que as empresas possam identificá-los e, com isso, diminuir
perdas financeiras, reputacionais e, por vezes, até regulatórias”, declara o
diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian,
Caio Rocha.
O Fraudômetro é
baseado no Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, que cruza o
total de consultas mensais de CPFs na base da companhia e a estimativa de risco
de fraude obtida com a aplicação de modelos probabilísticos de detecção de
fraudes desenvolvidos pela empresa, apoiados nos dados dos brasileiros e na
tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O número é
alcançado com a equação entre a quantidade de CPFs consultados versus a
probabilidade de fraude observada.
Além desse
volume já calculado desde 2010, a novidade da vez é que o Fraudômetro marca o
upgrade desse indicador de tentativas de fraude da Serasa Experian, que passa a
contar agora também com o volume de tentativas de fraudes registradas pela
companhia referentes a documentos copia (que é a análise de documentos de
identificação), biometria facial, Facematch (comparação entre uma selfie com a
face do documento) e base cadastral (que avalia a divergência de dados de um
documento e dos enviados com bases cadastrais).
“Conseguimos
fazer esse upgrade após ampliarmos o nosso escopo com estratégias como a
incorporação da BrScan – player do ecossistema de verificação de identidade e
de onboarding – à Serasa Experian nos últimos meses. Com esse movimento,
passamos a contar com o portfólio mais completo do mercado de prevenção a
fraudes, dispondo de soluções de ponta a ponta para a autenticação e proteção
de negócios. Seguimos desenvolvendo tecnologias baseadas em camadas combinadas
a inteligência analítica, uma junção que possibilita autenticarmos as pessoas
que realizam as operações e saber, de fato, quem é quem”, completa o executivo.
Dicas
da Serasa Experian para evitar fraudes
Consumidores:
• Garanta que
seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para
acesso aos aplicativos;
• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
• Atenção com
links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles
podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os
dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
• Cadastre suas
chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário,
Internet Banking ou agências;
• Não forneça
senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
• Não faça
transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
• Inclua suas
informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata
de um ambiente seguro;
• Monitore o seu
CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Empresas:
• Com a
aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas
estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e
tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança
da operação não afete sua experiência integrada. A Serasa Experian, por
exemplo, tem soluções modulares inteligentes e um time de especialistas que
possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente final. Com
combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem
expandir os negócios com segurança.
• Conte com
plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online,
prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os
pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento
das transações à segurança;
• Faça a análise
de compras mais caras. Outra prática que pode reduzir bastante o risco de
fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um
pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial,
verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados. Uma forma
de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio
por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra. Embora esse
tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial
para resguardar o seu negócio contra fraudes;
• Verifique
cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a
segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro
atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações
fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra estratégia para
reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode facilmente
identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como
divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados
confiáveis;
• Consulte o perfil do seu cliente. Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo, fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.
Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br
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