Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Sesc São Paulo realiza “Oba! Férias!” com mais de 30 atividades para crianças e suas famílias

Atividade Cidade das Artes - Embu das Artes (Crédito: Dalmir Ribeiro Lima)

A programação acontece ao longo do mês de julho e promove passeios, oficinas, bate-papos, apresentações e atividades on-line em 27 unidades do Sesc no estado de São Paulo


Com o objetivo de promover uma maior participação de crianças em atividades turísticas no período das férias escolares, o Sesc São Paulo realiza no mês de julho a 11ª edição do Oba! Férias, projeto que faz parte do programa de Turismo Social da entidade, com ações direcionadas ao público infantil e seus responsáveis acompanhantes. 

Estão previstas mais de 30 atividades desenvolvidas por 27 unidades no Estado de SP, que estimulam a descoberta de novos lugares, familiariza as crianças com a sua própria cidade e região, além de proporcionar experiências sobre a cultura de viagem. 

São roteiros em museus e fazendas, circuitos em pontos turísticos e históricos, oficinas de construção de brinquedos, de cerâmica e brincadeiras, vivências lúdicas e educativas, além de atividades que promovem uma conexão direta das crianças com a natureza. 

O programa segue o caráter educativo das ações do Turismo Social e traz uma atenção especial à definição dos conteúdos abordados e dos locais visitados nos roteiros, bem como a adequação do tempo de duração dos passeios às características da faixa etária atendida. As estratégias de mediação e o caráter lúdico de todas as propostas também são definidos para dialogar com o público infantil.

 

Atividades gratuitas

Entre os destaques gratuitos da programação está a vivência “Areias do Mundo” que o Sesc Avenida Paulista promove com amostras de areias provenientes de vários lugares do mundo que poderão ser vistas pelos participantes através de lupas e imagens ampliadas. Não é necessária a retirada de ingressos para a participação. 

O Sesc Mogi das Cruzes realiza a atividade “Meu diário PANC”, com o intuito de despertar o interesse das crianças pela botânica, proteger o meio ambiente e promover a conscientização sobre a importância das plantas na nossa alimentação. Em um passeio, onde serão apresentadas algumas plantas alimentícias não convencionais (PANCs), os participantes terão que anotar as características, sabor e aroma, bem como quais partes da planta são comestíveis. Ao final, será realizada a degustação de algumas dessas plantas, fazendo com que todos anotem suas percepções em um diário PANC. A distribuição de senhas para essa atividade acontece a partir das 13h30. 

O folclore brasileiro ganha espaço na programação com a oficina “Folclore Ilustrado”, que acontece no Sesc São José dos Campos, e estimula as crianças a imaginar contos lendários brasileiros a partir do desenho, criando um painel coletivo com técnicas manuais e de estamparia de carimbos. Não é necessária a retirada de ingressos.

 

Programação de passeios

O Passeio ao Parque Ecológico do Tietê também é destaque no Sesc Santana, que promove uma tarde com trilha agroecológica e vivência de capoeira. Na atividade, os pequenos contarão com a orientação do Mestre Paulinho Baraúna e terão contato com a fauna e a flora do parque, que é habitat de diversos animais e plantas. 

O Sesc Taubaté realiza o passeio “Brincando com os 4 elementos – Sítio Olho d’Água”, localizado no município de Mogi das Cruzes. Nesta vivência, serão apresentadas algumas tecnologias ecológicas praticadas no sítio e vivências ecopedagógicas a partir dos quatro elementos: água, terra, fogo e ar. 

Já as crianças que gostam das estrelas poderão acompanhar as visitas ao Museu Aberto de Astronomia (MAAS), na atividade “Pegadas do Universo”, promovida pelas Unidades de Osasco, Pinheiros, Guarulhos e São Caetano. O ambiente é localizado no Pico das Cabras, em Campinas (SP), tendo se tornado uma referência nacional ao promover o reconhecimento e a valorização da astronomia, integrando ciência, educação e cultura de forma inovadora em um ambiente acolhedor e interativo. 

O Sesc São Carlos propicia uma visita à antiga residência do pintor Cândido Portinari, na cidade de Brodósqui, como uma das opções para o público. O passeio no local onde o artista plástico realizou suas pinturas e murais acontece com uma mediação de jogos e brincadeiras sobre sua vida e suas obras. A atividade também contempla uma visita ao museu à céu aberto Giordino Portinari, nas imediações da casa. 

O circo também está presente na programação do Sesc Campinas com o projeto “Circolando - Corpo Mágico”, que promove atividades circenses para as crianças com o propósito de vivenciar técnicas de malabares, acrobacias aéreas e de solo, entre outras. Também faz parte do roteiro um espetáculo que traz o encanto e a ludicidade do picadeiro. 

O foco das atividades são as crianças de até 12 anos, mas elas devem sempre estar acompanhadas por familiares ou outros responsáveis. Os ingressos podem ser adquiridos no Portal do Sesc SP ou nas Centrais de Atendimento. As vagas para algumas atividades serão oferecidas por meio de sorteio, em função da alta demanda de interessados.  

Para os circuitos e passeios, crianças de até 6 anos têm gratuidade e as de 7 a 12 anos são beneficiadas com meia-entrada. As atividades de turismo que ocorrem dentro das Unidades, como oficinas e bate-papos, são gratuitas para todos. 

A programação completa está disponível no portal sescsp.org.br/obaferias

 

Turismo Social

O programa de Turismo Social do Sesc São Paulo enfatiza a democratização do acesso às práticas turísticas, a educação pelo e para o turismo, a ampliação da cultura de viagem e a valorização do protagonismo dos viajantes. Além disso, procura promover o desenvolvimento de processos voltados ao contato com o outro e ao respeito pela diversidade e territórios, colaborando para a consolidação de cadeias econômicas éticas e sustentáveis no setor.

 

Serviço

Programa Oba! Férias

De 1 a 30 de julho de 2023 

Inscrições no portal do Sesc SP ou nas Centrais de Atendimento 

Classificação: Livre 

Programação completa em www.sescsp.org.br/obaferias

 

Atividades mencionadas no texto:

Areias do Mundo

Sesc Avenida Paulista

Dias 15 e 16 de julho, das 12h às 17h.

Local: Varanda da Praça (Térreo)

Grátis, sujeito à lotação do espaço.

 

Meu diário PANC

Sesc Mogi das Cruzes

Dia 22 de julho, às 14h

Local: Centro de Educação Ambiental [CEA]

Grátis, distribuição de senhas a partir das 13h30.

 

Folclore Ilustrado

Sesc São José dos Campos

Dias 22, 23, 25, 26, 27 e 28, das 16h às 18h

Local: Oficina

Grátis, sujeito à lotação do espaço.

 

Passeio ao Parque Ecológico do Tietê

Sesc Santana

Dia 15 de julho, saída às 9h

Inscrições no site

 

“Brincando com os 4 elementos – Sítio Olho d’Água” -

Sesc Taubaté

Dia 02 de julho, às 7h30

Participação da atividade é mediante sorteio

 

“Pegadas do Universo”

Sesc Pinheiro

Dia 08 de julho, saída às 11h

Participação da atividade é mediante sorteio

 

Museu Casa de Portinari – Brodowski SP

Sesc São Carlos

Dia 02 de julho, das 10h às 18h

Inscrições no site

 

Circolando – Corpo Mágico

Sesc Campinas

Dia 15 de julho, às 8h

A atividade acontece no Espaço de Artes Corpo Mágico, localizado na Av. Professor Benedicto Montenegro, 462

Inscrições no site


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados