Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Planejamento educacional com inovação estratégica

Dados de um estudo da Fundação Telefônica Vivo mostram que 73% das redes municipais de ensino não têm um departamento específico para o atendimento e apoio ao uso de tecnologias digitais nas escolas. Além disso, o levantamento ainda revela que 84% das redes de ensino não contam com um orçamento dedicado para a área de tecnologia.

Essa falta de investimento pode levar a consequências como desigualdade educacional, gerando desvantagens para os estudantes que não têm acesso à tecnologia, baixo desenvolvimento de habilidades tecnológicas nos alunos, além de manter as escolas “presas” a currículos desatualizados.

Com o auxílio da tecnologia, as instituições de ensino conseguem se aproximar de uma vasta gama de informações e recursos educacionais. Isso inclui bancos de currículos, materiais didáticos online, pesquisas acadêmicas e ferramentas de análise de dados. Essas ferramentas permitem que os educadores tomem decisões mais embasadas e assertivas ao planejar e desenvolver seus currículos, garantindo que estejam atualizados com as mais recentes tendências e conhecimentos.

No planejamento pedagógico e financeiro de uma instituição de ensino, a tecnologia é fundamental para melhorar a organização e diminuir falhas humanas. Da mesma forma, o uso de um software de gestão educacional, garante acesso facilitado a informações dos estudantes e seus familiares, levando à melhor organização e previsão de situações como inadimplência, eventuais quedas de desempenho e evasão dos estudantes.

O acesso a informações pode levar à qualificação de leads para a instituição de ensino, já que através de uma plataforma bem abastecida com dados sobre a instituição e as atividades promovidas no ambiente, ações extracurriculares e outros materiais sobre professores e turmas, os interessados têm maior visibilidade na hora de escolher a instituição para fazer a matrícula e podem fazer a escolha acertada.

Ainda com relação à possível inadimplência, os indicadores dos módulos disponíveis em uma plataforma de gestão podem, ao serem analisados, gerar o alerta para a secretaria escolar para que os profissionais forneçam sugestões para driblar o problema, evitando, como consequência, um mau relacionamento entre a escola, o estudante e sua família.

Hoje, um dos ativos mais importantes na rotina de profissionais de qualquer área é o tempo. Sendo assim, quaisquer ferramentas que facilitem a gestão e otimização do tempo das equipes são muito bem-vindas no dia a dia das instituições de ensino.

Lidar com informação de milhares de alunos, muitos deles menores de idade, é uma tarefa que pode ser complexa e confusa, ainda mais difícil se esse controle tiver que ser feito manualmente. Já com a aplicação de recursos tecnológicos, a concentração e conexão com os dados gerados facilita a administração de materiais e garante mais tempo livre para que o gestor possa focar em ações estratégicas para impulsionar o ensino na instituição.

A plataforma ou aplicativo oportuniza o melhor acesso a notas e faltas do estudante, boletos, informações pessoais do aluno, como alguma necessidade especial e outros diversos dados que podem ser adicionados a um “perfil” do educando para serem consultados quando a necessidade surgir.

Além disso, com a automatização dos processos, muitos recursos físicos podem ser extintos, a começar pelo próprio boletim escolar, já que as notas são inseridas no sistema, que automaticamente calcula e disponibiliza a média do estudante. A tradicional agenda escolar também pode ser eliminada, já que um software simplifica a comunicação entre a escola e os responsáveis pelos alunos. Resumindo: um software de gestão escolar diminui a necessidade de utilização de papel e impressões.

Além de todos esses benefícios, é importante destacar que a tecnologia e a inovação são importantes ferramentas para revolucionar o desenvolvimento corporativo de qualquer empresa, mas acima de tudo, hoje são agentes que contribuem para que a instituição de ensino esteja pronta para encarar o mercado em pé de igualdade com outros players do setor. A inovação impacta na competitividade da escola ou universidade, atraindo investidores e estimulando a procura de novos prospects.

 


Michel Robert Weigmann - CEO da Edusoft, empresa de tecnologia responsável por desenvolver soluções para gestão educacional brasileira


Edusoft
www.edusoft.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados