Estudo da
Ecglobal revela que Instagram lidera como a plataforma mais acessada, enquanto
TikTok se destaca na interação consumidor-marcas
No Dia
Mundial das Redes Sociais, comemorado em 30 de junho, a Ecglobal,
empresa do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, apresenta os
resultados de seu mais recente estudo “Conexões Autênticas que empoderam Marcas” Com
uma amostra diversificada de 572 entrevistados de todas as regiões, classes e
gêneros, o levantamento revelou dados interessantes sobre a expansão da conexão
para marcas além do entretenimento.
A pesquisa abrangeu pessoas com idades entre 18 e 75 anos,
refletindo a variedade de perfis presentes nas redes sociais. O estudo destacou
a relevância do Social Commerce, com as redes sociais se tornando espaços
informativos para aprendizagem, entretenimento e interação com marcas.
Dentre as plataformas mais acessadas, o Instagram lidera o ranking, sendo utilizado
diariamente por 74%. O número sobe para 86% se considerado o
acesso uma vez ao dia, com a Gen Z atingindo 92%. Em seguida, temos o Facebook,
com 65% de acesso frequente, seguido pelo YouTube, com 64%. O TikTok também
ganhou destaque, alcançando uma taxa de acesso de 42%, enquanto o Twitter
registrou 33% de uso contínuo.
Os motivos que levam as pessoas a acessarem essas redes são variados. A
manifestação de interesses em entretenimento, a conexão com o círculo mais
próximo e a busca por conhecimento foram os principais fatores mencionados. O
TikTok e o Instagram são as ferramentas mais utilizadas para essas conexões.
No universo dos influenciadores, o Instagram, o
Twitter e o TikTok são os canais preferidos para acompanhá-los, com 39%, 36% e
33% de preferência, respectivamente. No entanto, é importante destacar que 20%
dos entrevistados consideram que há um excesso desse tipo de conteúdo. A
confiança nesses influenciadores também foi questionada, pois o fato de
receberem pagamento para promover produtos pode comprometer a imparcialidade
das recomendações.
Para o público de 60 a 75 anos, a questão da
confiabilidade das notícias ainda é uma barreira no Facebook e no WhatsApp, de
acordo com 78% dos entrevistados nessa faixa etária. Por outro lado, o TikTok
se destacou na interação entre consumidores e marcas, graças ao formato de
vídeos curtos e à variedade de conteúdo. Já o Instagram foi referenciado por
sua exposição de produtos e serviços, bem como pela facilidade de contato com
as marcas. O Twitter se destaca pela velocidade na divulgação de informações
sobre lançamentos e promoções.
A interação online está diretamente relacionada às experiências com as marcas e
à sensação de pertencimento. A qualidade dos produtos, o relacionamento próximo
com as marcas e a sensação de participação foram os principais fatores
motivadores para interagir e falar sobre marcas nas redes sociais, conforme
relatado por 50%, 48% e 36% dos entrevistados, respectivamente.
Além das redes sociais, as comunidades estão se tornando um novo espaço onde as
pessoas sentem-se à vontade e encontram um canal seguro e confiável para
expressar ideias, compartilhar perspectivas e ajudar a melhorar as coisas por
meio de opiniões. Mais de 60% afirmam que a comunidade é um ótimo lugar para
descobrir novidades e se conectar com pessoas do mesmo interesse.
Para mais de 40% dos respondentes a busca por opinião sincera e recomendações
sobre produtos a partir da perspectiva dos consumidores reais está entre os
motivadores de acesso. Metade da amostra, afirma que participar de comunidades
online de marcas ajuda a adquirir conhecimento e obter informações verdadeiras.
“As redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta de aprendizado e
entretenimento. A nossa rede proprietária adiciona uma nova camada a esse
cenário, aproximando o diálogo e ouvindo atentamente a opinião dos consumidores
sobre temas importantes através de suas comunidades temáticas. Acreditamos que
as redes sociais têm um papel fundamental na construção de relacionamentos
significativos e as comunidades chegam para conectar as marcas com seus
consumidores e criar de oportunidades de negócios cada vez mais
personalizadas.”, ressalta e Adriana Rocha, Co-CEO e fundadora da Ecglobal.
Stefanini
https://stefanini.com/pt-br
Nenhum comentário:
Postar um comentário