Pesquisar no Blog

sábado, 3 de junho de 2023

Seus dentes possuem coloração alterada? Saiba quais são as possíveis causas e como reverter

Freepik
 As manchas dentárias podem ser amareladas, acastanhadas, escurecidas ou esbranquiçadas


O sorriso exerce grande influência na autoestima e em diversos aspectos da vida de um indivíduo. Além da estética, também está diretamente ligado à saúde e bem-estar, contribuindo para as relações interpessoais e até profissionais das pessoas. Dessa forma, dentes alinhados e não amarelados podem ser um desejo e objetivo para a maioria delas.

 

A cor dos dentes depende dos tecidos que os envolvem, o esmalte e a dentina, que desempenham funções como dureza, resiliência e sensibilidade. Existem dois principais tipos de descoloração dentária, a intrínseca - provocada por um desenvolvimento anormal ou manchas no esmalte ou dentina durante o desenvolvimento intrauterino - e a extrínseca, resultante da ingestão de alimentos pigmentados, tabagismo, falta de higiene bucal e uso prolongado de enxaguatórios à base de clorexidina.

 

“Essa mudança tem sido associada a bebidas pigmentadas como café, chás, vinho, drinks a base de cola e açaí, por exemplo. Vale ressaltar para os indivíduos consumidores, que a frequência do consumo e a coloração dentária própria do dente do indivíduo influenciam na piora ou não da coloração alterada dos dentes”, explica a professora do curso de Odontologia da UNINASSAU Olinda Gabriela Brito.

 

O tabagismo é um fator que influencia diretamente no esmalte do dente, ocasionando manchas ou linhas escurecidas ao redor e na região por trás deles. O grau das manchas da pessoa tabagista está diretamente relacionado à frequência e duração do uso da substância. Já o uso de alguns medicamentos para o tratamento de infecção bacteriana, osteoporose, doenças obstrutivas das vias aéreas, entre outros, estão indiretamente associados à descoloração dos dentes.

 

“As manchas dentárias podem ser amareladas, acastanhadas, escurecidas ou esbranquiçadas. Isso dependerá da causa - sejam elas erros de desenvolvimento no esmalte ou na dentina, ou sejam agentes externos. O tratamento deve ser realizado pelo cirurgião-dentista, pois dependendo da causa e gravidade, podem requerer profilaxia e raspagem dental, clareamento, microabrasão ou restauração estética. Em crianças, esses defeitos na estrutura do esmalte ou dentina podem estar relacionados à sensibilidade dentária, fragilidade dos dentes e dificuldade de mastigação”, explica.

 

Gabriela Brito alerta que as pessoas não devem de forma alguma tratar esse quadro sozinhas e nem utilizarem substâncias que prometem o clareamento como géis caseiros vendidos no mercado. "Esses produtos podem causar danos irreversíveis às estruturas dentárias, comprometendo o estado vital do dente, além de potencialmente poderem causar queimaduras e outros danos físicos à mucosa bucal, gengiva e tecidos da boca. É fundamental que o indivíduo que identificar algum problema bucal, ou seja usuário de quaisquer medicações relacionadas, busque o acompanhamento regular ao médico e do cirurgião-dentista", orienta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados