Pesquisar no Blog

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Raspar a língua: veja como técnica simples pode manter a saúde bucal, evitar mau hálito e proteger de doenças

Você sabia que a língua é uma das principais regiões da boca onde as bactérias que causam o mau hálito se acumulam? Além disso, a superfície da língua é irregular e possui sulcos e papilas gustativas, o que facilita o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. 

A presença de bactérias na língua pode levar à formação de uma camada de biofilme, que é uma placa bacteriana espessa e aderente que se forma sobre a superfície da língua. Essa placa se chama saburra lingual, pode ser esbranquiçada ou amarelada e pode causar mau hálito, além de aumentar o risco de doenças periodontais, cáries e outras doenças bucais. 

“Por isso, a limpeza da língua é tão importante para a saúde bucal. Além de prevenir o mau hálito e outras doenças bucais, a limpeza da língua pode melhorar a sensação de limpeza na boca e a percepção de sabor dos alimentos.” Destaca a cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal, Dra. Bruna Conde. 

O raspador de língua é um instrumento utilizado para realizar a raspagem da língua. Ele é composto por uma parte plana e estreita, que é passada suavemente sobre a superfície da língua para remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares. 

O uso do raspador de língua pode ser mais eficaz do que a escova de dentes na remoção da placa bacteriana e dos resíduos que se acumulam na língua. Isso porque a superfície do raspador é plana e lisa, o que permite remover os resíduos de forma mais eficiente do que as cerdas da escova de dentes.

 

Como escolher um raspador de língua?

Aqui estão algumas dicas:

 

    1. Material: O raspador de língua deve ser feito de um material seguro e não tóxico, como aço inoxidável ou plástico de grau médico. Evite raspadores de língua que contenham materiais como chumbo, alumínio ou níquel, que podem ser prejudiciais à saúde.

 

    2. Tamanho: O raspador de língua deve ter um tamanho adequado para a sua boca e língua. Raspadores de língua muito grandes ou muito pequenos podem não ser eficazes ou, confortáveis de usar.

 

    3. Forma: O raspador de língua deve ter uma forma adequada para alcançar todas as áreas da língua. Raspadores de língua com uma forma curva ou com sulcos podem ser mais eficazes na remoção da placa bacteriana e dos resíduos alimentares.

 

    4. Superfície: A superfície do raspador de língua deve ser plana e lisa para permitir a remoção eficaz da placa bacteriana e dos resíduos alimentares. Evite raspadores de língua com superfícies ásperas ou rugosas, que podem irritar a língua.

 

    5. Marca: Escolha um raspador de língua de uma marca confiável e que tenha boa reputação no mercado. Leia avaliações de outros usuários e verifique se o produto possui certificações de qualidade.

 

    6. Fácil limpeza: Certifique-se de que o raspador de língua seja fácil de limpar após o uso. Alguns modelos possuem uma superfície removível para facilitar a limpeza.

 

Como limpar a língua?

A raspagem da língua é a técnica mais comum utilizada para limpar a língua. Esse procedimento consiste em passar um raspador de língua sobre a superfície da língua para remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares. Confira algumas dicas para realizar a raspagem da língua de forma eficaz:

 

    1. Escolha um raspador de língua de qualidade: O raspador de língua deve ser feito de um material seguro e também deve ter um tamanho adequado para a sua boca e língua e uma forma adequada para alcançar todas as áreas da língua.

 

 2. Higienize o raspador de língua: Lave o raspador de língua com água corrente e sabão neutro antes e após o uso.

 

    3. Passe o raspador de língua sobre a superfície da língua: Passe o raspador de língua suavemente sobre a superfície da língua. Repita o procedimento até que toda a superfície da língua tenha sido raspada.

 

    4. Enxágue a boca: Enxágue a boca com água após a raspagem da língua.

 

“Além da raspagem da língua, é importante manter uma boa higiene bucal, incluindo a escovação dos dentes regularmente, o uso do fio dental e uma dieta equilibrada com baixo consumo de açúcar e alimentos que possam manchar os dentes. É recomendável procurar um dentista especializado em caso de dúvidas sobre a escolha do raspador de língua adequado e sobre como higienizar a língua corretamente. O dentista capacitado em Halitose geralmente é o profissional mais indicado para orientar sobre a escolha do raspador de língua correto para cada pessoa, levando em consideração as características individuais da boca e da língua.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

 


Dra. Bruna Conde - Cirurgiã-Dentista.
CRO SP 102038


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados