Pesquisar no Blog

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Amor e Saúde - Cuidados com a saúde também contribuem para manter o romance em sintonia

Dia dos Namorados chegando e nunca é demais lembrar que o autocuidado com a saúde bucal também é importante para o relacionamento e para a autoestima. E tudo começa pela higienização correta.    

A Cirurgiã-Dentista e membro da Comissão Temática de Halitose do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dra. Luciana Sassa Marochio, e o Cirurgião-Dentista e membro da Câmara Técnica de Dentística do CROSP, Dr. Paulo Tomio Minami, compartilharam algumas orientações para manter a saúde bucal em dia e celebrar o amor sem receios.  

O primeiro ponto para a correta higienização bucal, segundo Dra. Luciana, é a escolha das escovas, pastas de dentes e fio dental associados à frequência da rotina e à técnica utilizada na escovação, que devem ser orientados pelo Cirurgião-Dentista. Porém, ela reforça que a realização depende das pessoas. “Gosto de dizer que a última higienização do dia (antes de dormir) precisa ser a mais detalhada e não pode faltar o fio dental e limpeza da língua. Na minha opinião, os enxaguatórios bucais comuns (não medicamento) são coadjuvantes no processo. Não adianta utilizar enxaguante e não limpar a língua e passar o fio dental! Principalmente para acordar no dia seguinte com o hálito apenas do “jejum noturno”, enfatiza.   

Dr. Paulo também indica a consulta ao Cirurgião-Dentista para a correta higienização. “A escolha do creme dental, por exemplo, deve ter a correta abrasividade e sensibilidade de acordo com cada caso. A escova, o uso de enxaguantes bucais sem álcool, de fios ou fitas dentais, escovas interdentais etc., e mesmo o ato de como escovar corretamente, todas essas orientações são importantes e com certeza o profissional poderá indicar a melhor opção”.  

O Cirurgião-Dentista acrescenta que alguns cuidados básicos são necessários para isto, começando hoje com os novos conceitos sobre estes cuidados, a hora que devemos e podemos realizar esta higienização.   

Dr. Paulo lembra, ainda, que a consulta periódica ao Cirurgião-Dentista, além de promover orientações, contribui para a prevenção e até mesmo para a detecção de várias doenças sistêmicas com manifestações na boca.  “Com um sorriso podemos mudar tudo e até mesmo transformar o mundo! Consulte um Cirurgião-Dentista. Cuide de você e cuide de quem você ama!”

 

Atenção especial à halitose 

Com relação à halitose (mau hálito), Dra. Luciana explica que são várias as orientações. De acordo com ela, a halitose está ligada a fatores como jejum prolongado e redução de saliva. “Sabemos que uma pessoa que fica em jejum prolongado tem alteração de hálito, assim como a pessoa que durante a noite produz pouca saliva. Essas alterações são consideradas fisiológicas, contudo, é importante lembrar que existem outras alterações de natureza patológica (relacionada com doenças), como por exemplo, a formação em excesso da saburra na língua ou aquele biofilme na língua (comunidades biológicas com um elevado grau de organização, onde as bactérias formam comunidades estruturadas)”.  

No caso da halitose de origem patológica, a Cirurgiã-Dentista informa que é necessário que o paciente tenha uma orientação direcionada para a higiene da língua. “Tem pessoas que realmente têm uma diminuição da produção de saliva, então, orientamos, se for o caso, a fazer o diagnóstico por meio de sialometria (testes para avaliação quantitativa da saliva)”.  

De acordo com Dra. Luciana, a higienização permite a diminuição dos odores que incomodam e também das doenças. “Acordar sem sentir gosto de sangue, sem ter gengivite ou periodontite, ou outros problemas é importante porque nos deixa felizes e prontos para estar com o outro ou até mesmo para buscar um relacionamento. Se sentir aceito pelo outro é importante, mas é fundamental nos amarmos e o autocuidado auxilia nesse sentido”.  

Ela destaca, ainda, que os cuidados bucais contribuem para a autoestima e para a segurança, inclusive para o relacionamento, já que a pessoa sente que pode se aproximar do outro com maior disposição. “É muito bom fazer uma boa higiene bucal durante a noite e acordar, talvez com uma simples alteração fisiológica no hálito, mas nada além disso”.  

Por fim, Dra. Luciana lembra que a halitose é multifatorial e que, portanto, não é apenas um enxaguatório que vai resolver o problema. “Não é apenas fazer uma restauração no dente ou remover uma cárie. É nteressante ser avaliado por um profissional para que ele possa determinar as mais de 60 causas que existem e em conjunto fazer um tratamento eficiente”.    

 

CROSP - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados