Deslocamento do equipamento que será utilizado nas obras da Linha 2-Verde do Metrô será feito com interdições na Rodovia dos Imigrantes e Rodoanel
O transporte da principal peça do
Tatuzão, equipamento que será utilizado nas obras da Linha 2-Verde do Metrô,
ocorre na noite desta terça-feira (6). A operação especial para deslocamento
será feita pelas rodovias Anchieta (SP 150), Interligação Baixada (SPI-059/150),
Imigrantes (SP 160), Rodoanel Mário Covas (SP 021) e SPA-086/021. O peso total
da composição - a carga somada ao caminhão e a carreta - é de 325 toneladas. Só
a peça pesa cerca de 190 toneladas. Durante a passagem do equipamento, as vias
serão interditadas. Os bloqueios para o transporte da principal peça do
Tatuzão, o Main Drive, serão realizados entre as 23h de terça-feira (6) e 5h de
quarta-feira (7). Na noite desta segunda-feira (5), outras quatro megapeças do
equipamento, com pesos entre 85 e 138 toneladas (considerando toda a
composição), serão transportadas pelo mesmo itinerário, em operação similar.
A máquina, que veio da China e chegou
pelo Porto de Santos, será transportada em várias partes - das quais, as cinco
deslocadas nesta semana são as maiores. No total, a máquina pesa 2.740
toneladas e tem cerca de 100 metros de comprimento. Nos trechos rodoviários sob
concessão, a operação terá a participação de mais de 30 profissionais das
concessionárias Ecovias e SPMar e da ARTESP – Agência de Transportes do Estado
de São Paulo, além do apoio do DER, Polícia Rodoviária Militar (PMRv), e dos
trabalhadores da transportadora especializada contratada para fazer o
deslocamento.
Transporte da
principal parte ocorre nesta terça-feira
O Main Drive tem 7,8 metros de
comprimento e 6,65 metros de largura. O deslocamento através das rodovias do
Sistema Anchieta Imigrantes (SAI) e do Rodoanel será feito a uma velocidade de
5 km/h em todo o percurso. A previsão de chegada da carga na área de recuo da
SPA 086/21 (antiga praça de pedágio no acesso do Rodoanel para o Complexo
Viário Jacu Pêssego) é por volta das 5h. O local é um ponto estratégico para
início do trajeto pelos viários municipais até a chegada ao canteiro de obras
do Metrô, na Vila Formosa. A partir desse ponto, a operação passa a ser de
responsabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que nos dias
seguintes escoltará a carga pelas vias municipais de São Paulo.
Serviço:
interdições
Para a realização da operação haverá os
seguintes desvios:
·
O tráfego da pista Marginal Sul da Rodovia Anchieta (SP 150) será
redirecionado para a Pista Central.
·
O trânsito no km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes será desviado
para a Rodovia Anchieta através da Interligação baixada (SP 059);
Haverá os seguintes
bloqueios:
·
Alças de acesso da Pista Marginal da Anchieta entre o km 59 e 64;
·
Km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes (SP 160)
·
Alça do km 274 oeste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) -
acesso a Imigrantes.
·
Alça do km 274+200 leste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega
(SP-055) - acesso a Imigrantes.
Trajeto da carga:
A subida da carga
especial se dará a partir do km 64,5 ao km 59,1 da Marginal
Sul da Rodovia Anchieta. A partir desse ponto acessa a Interligação
Baixada (SP 059) com destino ao km 62 norte da Rodovia dos
Imigrantes por onde seguirá até o km 26,77. Nesse ponto, entra
no Rodoanel (SP-021), altura do km 72, de onde seguirá até
o km 86 para acessar a SPA-086/021, onde ficará estacionada na área de recuo da antiga praça
de pedágio para a CET dar continuidade à operação em data já programada pela
companhia de trânsito e o transportador. Os bloqueios rodoviários serão abertos
conforme a passagem da carga especial.
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