Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de junho de 2023

Pesquisa traça perfil e as principais preocupações dos brasileiros das classes C, D e E que procuram por crédito

 Resultado indica que entre os 1560 respondentes, as mulheres ainda são maioria nas procuras por crédito com 55%

Pesquisa traça perfil e as principais preocupações dos brasileiros das classes C, D e E que procuram por crédito


Entre outras descobertas os resultados indicam que dos 1560 respondentes, as mulheres ainda são maioria nas procuras por crédito com 55% 

Brasileiros das classes C, D e E têm como maior preocupação pagar as contas básicas do mês, seguido pela incerteza sobre como conseguir cobrir as despesas mensais com mercado e alimentação. Os dados fazem parte do levantamento “A Cara do cliente Jeitto”, que busca traçar um perfil do brasileiro que procura por crédito, realizado a partir da base de clientes da fintech. 

Dados do IBGE indicam que 90% dos brasileiros têm renda inferior a R$ 3,5 mil por mês e 70% ganham até dois salários mínimos. O que também representa o perfil dos clientes do aplicativo que oferece soluções de crédito digital ao público das classes C, D e E, e que em março, registrou número recorde de cadastros em seu app, ultrapassando a marca de 350 mil no mês.

A pesquisa indica que as mulheres das classes C, D e E buscam mais empréstimos (55%) e que as pessoas que trabalham por conta própria recorrem mais a crédito para complementar a renda (46% são profissionais autônomos ou empreendedores contra 38% assalariados). Mesmo com renda mensal, 34,8% dos entrevistados têm como maior preocupação conseguir pagar as contas do mês, seguido pelas despesas com mercado e alimentação (22,4%). Gastos com saúde e o medo de precisarem pedir dinheiro emprestado também aparecem nas respostas.

Como maior obstáculo da vida financeira, 27,2% dos participantes relataram a necessidade de pagar dívidas e 23,7% consideram que possuem renda considerável, mas não conseguem se organizar financeiramente para alcançarem seus objetivos. Quando questionados sobre os próximos 12 meses, 17,2% voltaram a citar a quitação de dívidas, enquanto 13,2% querem economizar dinheiro e 9,9% pretendem reformar a casa. 

Sobre economizar dinheiro, 35,4% declaram que conseguem só quando sobra, depois de pagarem o que precisam, enquanto 9,7% não conseguem, pois falta dinheiro para todas as contas e despesas. 

“Procuramos, com essa pesquisa, nos aprofundar cada vez mais nas particularidades dos brasileiros, compreendendo a sua jornada e padrões comportamentais. É muito importante que estejamos conectados, que saibamos de suas necessidades, para oferecer a melhor solução. Além disso, nos ajuda a ter uma dimensão das necessidades da população como  um todo, já que a maior parte dos nossos usuários compõem o padrão de vida dos brasileiros. Isso permite ampliar o impacto e alcance do Jeitto, fazendo que a empresa atinja o propósito de melhorar a relação das pessoas com crédito”, conta Pablo Gomes, CMO.

Participaram da pesquisa 1560 pessoas, entre elas 55% mulheres, 33% entre 35 e 44 anos, a grande maioria de pais e mães (80%) e 70% com casa própria e responsáveis pelas contas do lar. Apenas 19% dos participantes chegaram ao ensino superior e 53% possuem a mesma renda todos os meses. 

Foram considerados os dados demográficos, perfil comportamental sobre as principais preocupações e gestão financeira, objetivos e capacidade de planejamento. Além disso, também entraram na pesquisa considerações sobre os produtos Jeitto utilizados e a forma como são aplicados, além de observação e monitoramento de social listening, que trouxeram informações importantes sobre temas, tom de voz e comportamento dos clientes nas redes sociais. 

 

Jeitto -  fintech


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados