O marketing hoje é (ou ao menos deveria ser) uma das principais preocupações das empresas. Isso porque é o departamento que constrói a autoridade da companhia, desenvolvendo a credibilidade da marca, nutrindo relacionamentos para aumentar a confiança junto ao público, e claro, gerando oportunidades de negócios para a instituição por meio de todas as suas ações.
Num mundo globalizado, onde o poder de decisão e compra está cada vez mais na
palma da mão do consumidor, as empresas precisam investir em diferentes
estratégias para obter resultados e vendas. Além de entregar um bom produto, as
empresas precisam oferecer uma experiência incomparável para conquistar os
clientes, e hoje, com o aumento dos ataques cibernéticos, a segurança digital
deve ser incluída no “pacote experiência”.
Pense no longo caminho que a sua empresa percorreu para chegar aonde está hoje.
Contratações, tecnologias, parcerias, pesquisas, criações de conteúdo,
branding, design, tempo e dinheiro investidos. Todo este processo essencial
para a construção da credibilidade da empresa no mercado pode ser colocado em risco
caso a sua empresa não invista em camadas de cibersegurança.
Segundo o relatório “The State of Cybersecurity 2023” da
Sophos, 94% das organizações ouvidas sofreram algum tipo de ataque cibernético
no ano passado. A tendência é que os ataques aumentem intensamente em 2023.
Além de negativar a reputação de uma empresa, uma invasão digital pode
prejudicar a reputação da marca, arruinando os esforços e os projetos de
marketing e relações públicas, com perda de clientes, dificuldades em futuras
vendas e consequentemente rombos financeiros.
Como o marketing pode ajudar na proteção da empresa?
Embora o marketing seja um personagem secundário no que se refere à
cibersegurança, o departamento pode ficar muito ferido após um ataque. Por
trabalhar com dados em ações como e-commerce, CRM, formulários e automações,
algumas precauções precisam ser tomadas:
- Respeite a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): tenha um profissional dedicado a organizar o
tratamento de dados do departamento de marketing e da empresa em geral,
diminuindo os riscos de vazamentos e o armazenamento de dados
desnecessários;
- Treine os colaboradores: crie manuais e realize treinamentos para detecção de
ataques de phishing
(e-mail ou mensagem de texto com link que leva a um site falso com a
finalidade de roubar dados pessoais);
- Não fique na senha 12345: promova campanhas e políticas voltadas à revisão e
atualização de senhas, periodicamente;
- Tenha camadas de segurança: nos dias de hoje, somente antivírus básico não é
suficiente. Verifique e implemente camadas voltadas ao monitoramento de
ataques e à proteção de dados; soluções para application security e data security são essenciais para a proteção de
dados, estejam eles em data centers ou na nuvem.
Converse com o departamento de cibersegurança
Além de políticas e prevenções básicas, as empresas precisam de profissionais
focados em cibersegurança, saindo do básico antivírus para adicionar camadas
fortes que possuam efetividade em defender a empresa dos mais atuais e fortes
ataques que existem e que são criados diariamente. Portanto, converse com o
profissional responsável pela segurança digital e entenda como a empresa está
tratando a proteção cibernética, a fim de criar uma experiência harmoniosa com
seus clientes.
Use as políticas de segurança a favor de sua marca
Caso a sua empresa esteja desprotegida, bastará um ataque para derrubar todo o
suado trabalho. Porém, se há políticas e armas para proteger a sua empresa, que
tal usá-las a seu favor, demonstrando ao mercado a preocupação com os dados e
as informações compartilhadas. Com uma boa estratégia, você pode tornar a
experiência de seu cliente ainda mais efetiva.
Embora possa parecer que os profissionais de marketing não precisam se
preocupar com esse assunto, pesquisas recentes mostram que é um fator que deve
ser totalmente considerado. Com isso tudo em mente, procure obter as melhores
soluções para manter o seu trabalho e a empresa muito bem protegidos.
Gabriel Climas - Head de Marketing na Roost,
empresa de tecnologia especializada em soluções com foco em automação IoT,
segurança, monitoramento omnidata, redes, edge performance e armazenamento.
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