Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de junho de 2023

Plástico pode oferecer facilidades ao setor do agronegócio

De acordo com Rica Mello, líder da Câmara de Descartáveis e fundador do projeto Plástico Amigo, o material pode ser transformado em estufas e outras soluções de cultivo

 

O plástico desempenha um papel fundamental na agricultura moderna, não apenas na proteção de insumos durante o transporte e na venda, mas também durante a fase de cultivo dos alimentos. 

As estufas tipo túnel, por exemplo, produzidas em plástico de etileno-acetato de vinila (EVA), são capazes de prolongar a temporada de cultivo, protegendo as culturas agropecuárias do clima adverso e reduzindo a necessidade de água. Isso permite o cultivo de alimentos nutritivos a um baixo custo. 

De acordo com Rica Mello, líder da Câmara de Descartáveis e fundador do projeto Plástico Amigo, as estufas confeccionadas em plástico podem ser mais resistentes e economicamente viáveis se comparadas aos materiais mais tradicionais, como vidro ou estruturas de metal. “O plástico utilizado na construção de estufas é geralmente leve, durável, resistente e pode ser moldado em diferentes formas e tamanhos conforme as necessidades apresentadas. Além disso, as estufas de plástico tendem a ser mais acessíveis em termos de custo de construção e manutenção. Podem, também, proporcionar um melhor isolamento térmico, permitindo o controle mais preciso da temperatura e umidade interna”, revela.

Rica acredita que o plástico pode ser utilizado para os mais diversos fins na agricultura. “Além de ser frequentemente usado em estufas para criar um ambiente controlado para o cultivo de plantas, o material pode ser utilizado como cobertura para proteger os alimentos de elementos externos, como vento, chuva e insetos. Também pode ser adotado na fabricação de filmes agrícolas para ajudar a reter a umidade e regular a temperatura do solo, além de controlar o crescimento de ervas daninhas. Essas soluções tornam o plástico fundamental para aumentar a produtividade, economizar água e controlar pragas e doenças”, detalha.

O especialista aponta ainda que os sacos utilizados para o armazenamento de grãos podem ser reciclados e transformados em novos produtos. “A reciclagem do plástico agrícola é essencial para garantir a sustentabilidade dessa indústria. Programas com essa finalidade estão surgindo para transformar resíduos em produtos reutilizáveis, como tubos de irrigação, bandejas de mudas, sacos de cultivo e até mesmo estruturas de estufas. Esses programas visam criar uma economia circular, garantindo o destino adequado para o plástico utilizado na agricultura. A coleta e a reciclagem de sacos de grãos, inclusive, estão sendo incentivadas para reduzir o desperdício e promover práticas sustentáveis no setor”, pontua.

Para o líder da Câmara de Descartáveis, o plástico desempenha um papel importante na agricultura. “Com a gestão adequada dos resíduos e a implementação de programas de reciclagem, a indústria agrícola pode desfrutar dos benefícios desse material enquanto mantém altos padrões de sustentabilidade”, finaliza. 



Ricardo Mello - líder da Câmara de Descartáveis, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação. Encabeça, junto com outros membros, o projeto Plástico Amigo, que busca aumentar a conscientização sobre as propriedades benéficas do material.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados