Pesquisar no Blog

sábado, 3 de junho de 2023

Junho Verde: Instituto CEJAM promove ações sustentáveis e de conscientização ao combate à poluição plástica

A programação do mês contará com shows, feiras de exposições, inauguração de brinquedoteca sustentável, lançamento de programa de coleta, assinatura de termo de redução de plástico e webinars

 

Em alusão à campanha nacional "Junho Verde", o Instituto CEJAM, braço socioambiental do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim", realizará uma série de ações voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.

A programação terá início no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, às 19h30, e oferecerá apresentações musicais gratuitas de artistas locais, que são voluntários, no CEU Vila do Sol, no Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo.

Durante o período também será realizada a virada ambiental, em que todos poderão participar de feiras com exposições, oficinas e interações que têm como objetivo impactar e sensibilizar em relação à poluição plástica e suas consequências para a saúde humana e para o planeta.

A "virada ambiental" ocorrerá em dois momentos: o primeiro no CDC Maria Caetano, também no Jardim Ângela, em 5 de junho, e o segundo no CEU Capão Redondo, em 7 de junho, ambos das 9h30 às 14h.

"Neste mês, repleto de eventos e atividades, o CEJAM convida a todos a refletir e colocar em prática atitudes que visam à preservação e ao bem-estar ambiental, confiando que, por esse caminho, seremos capazes de transformar vidas", afirma Everton Tumilheiro, supervisor ambiental do Instituto CEJAM.

Além das ações culturais, o mês de junho contará com o lançamento de projetos como o "Devolva-me" em Mogi das Cruzes. A iniciativa integra o programa CEJAM Recicla, do Instituto CEJAM, e possibilitará que cada unidade de saúde do município, sob gestão da instituição, receba um kit de lixeiras para coletar pilhas, baterias, óleo de cozinha e lixo eletrônico da população local. Todos os materiais coletados serão destinados corretamente pela organização e por empresas parceiras.

O mês também será especial para as crianças atendidas no Hospital Geral de Itapevi, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Isso porque o Instituto realizará a inauguração de uma Brinquedoteca Sustentável no espaço, na manhã do dia 19.

"A brinquedoteca sustentável foi projetada com concepções socioambientais e beneficiará os pacientes com um espaço lúdico, contemplativo e de aprendizado. O local contará com uma horta suspensa e móveis confeccionados a partir da reutilização de pneus. Além disso, serão desenvolvidas semanalmente oficinas educativas com a participação de voluntários", ressalta Everton.

Durante o cronograma "Junho Verde", os colaboradores do CEJAM também participarão de um encontro que terá como finalidade debater o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, com o objetivo de atualizar os seus conhecimentos por meio da contribuição de autoridades no assunto.

Além de todas as ações, o grande destaque será a reunião on-line para firmar o compromisso institucional do CEJAM em reduzir o plástico em suas operações. Assim, para encerrar a intensa programação, no último dia do mês, 30 de junho, serão apresentados os objetivos e metas para o combate à poluição plástica na organização.

"A redução do uso de plástico no setor da saúde é crucial para mitigar os impactos ambientais, promover a saúde humana e preservar nosso planeta. Por essa razão, estamos empenhados em diminuir sua utilização em todas as unidades de saúde que gerenciamos, reafirmando nosso compromisso com uma agenda sustentável", enfatiza Ademir Medina, CEO do CEJAM.

 

II Semana do Meio Ambiente CEJAM

O Instituto CEJAM também realizará a “II Semana do Meio Ambiente do CEJAM”, que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de junho. Durante as datas, serão promovidos uma série de webinars abertos ao público, que abordarão diversos temas relacionados ao meio ambiente. Os conteúdos serão transmitidos por meio do canal do YouTube do CEJAM, sempre às 11h da manhã.

Confira abaixo a programação completa:

  • 19/06 - Webinar “Gestão de Resíduos”
  • 20/06 - Webinar “Eficiência Hídrica”
  • 21/06 - Webinar “Eficiência Energética”
  • 22/06 - Webinar “Ambiência em Saúde”
  • 23/06 - Webinar “Compras Sustentáveis”.

 

Instituto CEJAM

CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”
cejam.org.br/noticias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados