Pesquisar no Blog

sábado, 3 de junho de 2023

Esmaltação em gel e outras atividades de rotina podem esconder riscos à pele

Exposição cotidiana aos raios UV sem proteção pode
causar doenças e envelhecimento precoce da pele

Créditos: Envato

Raios UV nocivos presentes no dia a dia podem causar envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele quando há exposição em excesso sem proteção


O número de pessoas que utilizam cabines de luz ultravioleta para secagem de esmaltes e alongamento em gel está aumentando cada vez mais. A praticidade e a maior durabilidade estão entre os principais motivos. No entanto, um comunicado emitido recentemente pela Academia Nacional de Medicina da França trouxe um alerta sobre o risco do uso contínuo dessa prática. Estudos indicam que o aparelho utilizado por manicures aumenta o risco de câncer de pele, uma vez que é necessário expor as unhas à luz UV emitida pela cabine para que o esmalte em gel endureça e seque. 

Segundo a dermatologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Anna Karoline de Moura, embora a exposição durante o processo seja curta, o risco de doenças de pele torna-se significativo devido à frequência com que o procedimento é realizado de forma contínua por pessoas que usam unhas em gel. "A incidência de raios UVA, presentes nesses aparelhos, tem capacidade para atingir mais profundamente a pele e apresenta um maior potencial de envelhecimento da área exposta”, explica. 

Perigos ocultos

Além do risco apresentado pelas cabines de secagem do esmalte em gel, existem outros fatores nocivos aos quais a pele é frequentemente exposta. Embora o cuidado com o rosto seja a preocupação mais comum no dia a dia, áreas como o couro cabeludo, orelhas, mãos, braços, pescoço e colo muitas vezes sofrem com a falta de atenção. Essas regiões são altamente vulneráveis aos danos cumulativos causados pelo sol. 

Além disso, atividades cotidianas que podem parecer inofensivas, como a exposição diária a telas de computadores, celulares e televisores, também podem desencadear ou agravar problemas de pele com o tempo. “O uso excessivo de telas é prejudicial para pele, especialmente para aqueles que têm tendência a manchas, uma vez que as telas também emitem radiação”, afirma a dermatologista.


Prevenção

Doenças de pele são muito comuns, mas, na maioria dos casos, podem ser evitadas por meio da adoção de cuidados básicos na rotina. Para isso, além da atenção com a exposição ao sol, recomenda-se o uso de protetores solares com fator de proteção solar acima de 50, principalmente nas áreas do corpo mais expostas. A dermatologista ressalta que, ao contrário das cabines de bronzeamento artificial, que devem ser totalmente evitadas, a exposição às cabines de luz UV para esmaltação em gel e à radiação das telas pode ser realizada, desde que sejam seguidos os cuidados recomendados e adequados. “É importante intensificar o uso de filtro solar, mesmo em casa ou no escritório, e aplicá-lo a cada duas ou três horas. Ao realizar procedimentos em cabine de luz UV, é imprescindível o uso de filtro solar nas mãos e hidratação das cutículas e unhas”, finaliza.

 

5 comentários:

  1. I thoroughly enjoyed reading your post on gel nail polish and other related activities. Your insights into nail care and beauty are truly valuable.
    can a walmart gift card be used for gas

    ResponderExcluir
  2. I appreciate your dedication to sharing helpful information. Speaking of which, for those looking to enhance their beauty routine without breaking the bank, I'd like to share a fantastic resource bob does sports discount."

    ResponderExcluir
  3. "I can't help but admire the consistency in the quality of your blog posts. Each one feels like a mini-masterpiece, blending information and entertainment seamlessly. Keep up the amazing work!"
    valvoline coupon $25

    ResponderExcluir
  4. "Your blog strikes the perfect balance between being informative and entertaining. It's evident that you have a knack for presenting complex information in a way that keeps readers hooked. Well done!"
    rightathome coupon

    ResponderExcluir
  5. "I've been following your blog for a while now, and what stands out is the consistency in delivering content that is both educational and thought-provoking. Your ability to maintain such high standards is truly impressive."
    warren james discount code

    ResponderExcluir

Posts mais acessados