Pesquisar no Blog

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Dormir é preciso! A importância do sono para a saúde e qualidade de vida

Importância do sono
Claudio_Scott por Pixabay
Associação Brasileira do Sono busca avançar no conhecimento do sono em toda sua multidisciplinariedade


A importância do sono para a saúde e qualidade de vida deve ser ainda mais valorizada nos dias atuais. Os especialistas da Associação Brasileira do Sono (ABS), com a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) e a Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABROS), buscam avançar no conhecimento do sono em toda sua multidisciplinariedade.  

Dormir bem é essencial e a qualidade do sono é um assunto cada vez mais estudado pela ciência. Porém, apesar de parecer algo simples, o estudo “Qualidade do sono na população geral brasileira: um estudo transversal”, publicado em 2022, e que envolveu membros da diretoria da Associação Brasileira do Sono (ABS) e da Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) - aponta que duas a cada três pessoas têm algum grau de comprometimento do sono, o que significa dizer que ele não é reparador como deveria e traz sensação de cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade e baixa produtividade.

O cardiologista Luciano Drager, presidente da ABS, explica que o não reconhecimento de distúrbios de sono, infelizmente, ainda é muito comum na nossa população. “Boa parte das pessoas permanece sem diagnóstico apropriado de vários distúrbios do sono. Inclusive, muitas vezes, as pessoas acham que roncar, por exemplo, é algo “normal”. E nós vemos as múltiplas consequências na qualidade de vida, no rendimento no dia seguinte, no desempenho, na memória, no trabalho, na educação”, afirma Dr. Luciano.

“Nosso propósito é conscientizar a população sobre a importância do sono, com temas totalmente voltados aos cuidados com o sono”, explica a Dra. Márcia Assis, vice-presidente da ABS.

 

Sociedade Brasileira do Sono

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados