Obras cinematográficas podem servir como ferramenta para explicar a sociedade e os lugares nos quais suas histórias estão inseridas. Thiago Braga, autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, comenta a importância dos filmes para a educação
Em 19 de junho, é
celebrado o Dia do Cinema Brasileiro. A data surgiu em homenagem ao
dia em que o cinegrafista e diretor, Afonso Segreto, registrou as primeiras
imagens em movimento no território brasileiro, em 1898. A filmagem histórica
mostrou a beleza da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e aconteceu a bordo
do navio Brèsil. A partir daí, a data ficou marcada na história da cultura
brasileira.
Reservado como um
momento de celebração e reflexão, a efeméride homenageia todas as obras
nacionais, sejam elas de longa ou curta-metragem, sejam narrativas fictícias ou
documentários.
Indo muito além da
sua função de emocionar e entreter, os filmes brasileiros são grandes aliados
no momento em que precisamos entender o próprio contexto no qual estamos
inseridos. Por exemplo, segundo o próprio Ministério da Educação (MEC), a exibição de filmes foi
oficialmente reconhecida como recurso para ajudar no aprendizado.
Pensando nisso,
Thiago Braga, autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, comenta, na
entrevista abaixo, a relevância dos filmes nacionais para a educação brasileira
e quais produções podem cair no vestibular.
Importância e papel dos filmes na educação
O professor
acredita que utilizar filmes como complemento para o aprendizado dos alunos é
um bom método para que eles possam promover reflexões e apresentar outras
percepções de como abordar as diversas práticas sociais que existem no mundo.
“O cinema sendo uma arte mimética acaba sendo uma releitura da realidade e,
ainda que ficcional, alisa a realidade, trazendo os elementos culturais e
comportamentais do real”, explica Braga.
Os filmes também
agregam na construção de um repertório sociocultural, desenvolvendo toda uma
bagagem de referências e conhecimentos gerais que podem ajudar na vida pessoal
da pessoa, quando estiver inserido no mercado de trabalho e, principalmente,
academicamente na melhora do aprendizado como um todo ou em situações como a
prova do ENEM ou vestibulares.
Além da função de
repertório, as obras nacionais também ajudam os estudantes a entender a
realidade socioeconômica e política do nosso país por trazer personagens e
contextos tipicamente brasileiros, priorizando discussões relevantes à vida no
campo e nas cidades do Brasil.
“O cinema nacional
monta um quebra-cabeça importante sobre a realidade do país na mente dos nossos
alunos, promovendo como um item de prática social, de entendimento do contexto
social e que, muitas vezes, é deturpado pelas pessoas”, completa Braga.
O autor do Sistema
de Ensino pH exemplifica que para entender todos os meandros da nossa
sociedade, é importante ver o filme nacional “Que Horas Ela Volta?”,
protagonizado pela Regina Casé, que mostra a realidade da empregada doméstica
de uma família de classe média quando ela sai do trabalho.
Nesse sentido, os
componentes presentes nos filmes brasileiros acabam tendo papel muito
importante para o desenvolvimento da consciência social e da percepção de uma
realidade que é muito mais próxima da nossa do que a representada nas obras
estrangeiras.
Filmes
que podem cair no vestibular
1 - Cidade de Deus
Além de ser um
retrato rico de uma comunidade no Rio de Janeiro, o filme é essencial para o
entendimento do contexto urbano brasileiro, com a ascensão do tráfico de
drogas, a vida nas periferias e nas favelas junto de todos os seus problemas e
o descaso governamental com as classes menos abastadas no Brasil.
2 - O Ano em que
Meus Pais Saíram de Férias
De uma perspectiva
mais íntima, o filme mostra o contexto da ditadura militar que começou na
década de 60 do século passado pelo olhar de uma criança cujos pais se ausentam
de sua vida por estarem envolvidos na luta política.
3 - O Que É Isso,
Companheiro?
Trazendo por uma
visão mais sóbria, adulta e envolvida diretamente em ações da luta armada, o
filme retrata a ação de grupos de guerrilha e é muito importante para o
aprendizado dos acontecimentos da Ditadura Militar brasileira.
4 - Tropicália
Por meio de
material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV recuperados, o
documentário utiliza imagens de arquivo autênticas dos anos 60 para explicar o
que foi o movimento que marcou a cultura brasileira e é assunto recorrente em
provas de vestibulares.
5 - Que Horas Ela
Volta?
O filme usa da
história pessoal de uma empregada doméstica que, apesar de ser considerada
“parte da família”, tem que ficar isolada no seu quarto e viver uma vida
absolutamente conturbada para tratar de assuntos complexos da sociedade
brasileira.
6 - Carandiru
O longa-metragem
mostra a dura realidade dos detentos da maior prisão da América Latina durante
a década de 90 e propõe uma reflexão sobre a situação prisional no Brasil,
violência policial e a agressão aos direitos humanos.
7 - Bacurau
Disfarçado pela
comédia do filme, é outro exemplo para uma completa compreensão do descaso que
se tem com as classes menos abastadas no Brasil, refletindo sobre a
desigualdade social e com o nosso complexo de vira-latas em relação aos
estrangeiros.
8 - Ilha das
Flores
Embora seja
alegórico, o curta-metragem da década de 80 e premiado em Cannes aborda a
desigualdade social, além da desumanização de pessoas menos abastadas no nosso
país, trazendo uma história delicada para refletir o papel da humanidade, não
apenas no Brasil, mas como um todo.
Sistema de Ensino pH
www.sistemadeensinoph.com.br
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