Especialista
explica o impacto das novidades recentes do aplicativo de mensagens para as
prospecção de novos negócios e geração de leadsPexels
O WhatsApp está presente em 99% dos celulares em
operação no País, conforme demonstram os números levantados pelo Mobile Time em
parceria com a empresa de pesquisas on-line, Opinion Box. O uso da ferramenta
para fins comerciais também apresentou um crescimento nos últimos anos e chamou
a atenção das empresas. Dados da Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD
Station, mostram também que o WhatsApp se tornou a ferramenta mais utilizada
pelos times de vendas para 86% dos usuários.
Nesse sentido, Marcos Andrade, CSO da 8D Hubify, maior agência de marketing
especializada em Revenue Operations do país, lista abaixo quatro
estratégias que podem ser utilizadas por meio do aplicativo de mensagens, para
converter em vendas e leads.
1. Response Time no
WhatsApp
Muitas empresas enfrentam um adversário silencioso
e invisível na sua área comercial. Este adversário é conhecido como
"Response Time" ou tempo de resposta, um fator crucial que determina
a eficácia da interação com o cliente. O tempo de resposta pode ser definido
como a duração que um vendedor leva para entrar em contato com um lead ou
cliente que mostrou interesse, por exemplo, o tempo entre a conversão do lead e
a primeira chamada do vendedor.
Estudos realizados em 2011 por Oldroyd, McElheran e
Elkington, destacam a importância do tempo de resposta. Segundo a pesquisa,
empresas que tentaram entrar em contato com clientes potenciais dentro de uma
hora após receber uma consulta eram quase sete vezes mais propensas a
qualificar o lead. Este número saltou para mais de 60 vezes em comparação com
empresas que esperavam 24 horas ou mais.
Agora, considere duas estratégias. A primeira
empresa recebe o lead e simplesmente o direciona para a equipe de vendas. Neste
caso, a responsabilidade do contato e a padronização recaem sobre a equipe de
vendas. Por outro lado, a segunda empresa automatiza o processo de forma que,
ao receber um novo lead, um WhatsApp é enviado em tempo real. Isso não apenas
aumenta as chances de qualificar o lead e seguir o processo comercial, mas
também padroniza os contatos e garante a otimização do processo e velocidade.
Embora possa parecer trivial, Marcos Andrade,
especialista em CRM de vendas, confirma a importância desta estratégia. Ele
afirma: "As maiores barreiras de performance de CRM vendas que tenho visto
nos últimos 10 anos estão relacionadas a problemas comportamentais. Um dos
piores deles é o tempo de resposta. Os vendedores muitas vezes negligenciam a
importância da rapidez na primeira abordagem, o que definitivamente pode
prejudicar a performance de vendas."
2. Campanhas de reaquecimento
de base
Abordar o envio em massa de mensagens é uma tarefa
que requer delicadeza, já que esta prática, quando mal utilizada, pode ser
facilmente associada a spam. O WhatsApp é rigoroso em relação a isso e, com
razão, limita sua ocorrência. No entanto, há uma maneira inteligente e
estratégica de utilizar ações de campanha em massa: reativar e engajar bases de
contatos que se encontram desinteressadas ou que há muito não interagem com a
empresa.
“A aplicação cuidadosa de uma estratégia temporal
pode ser uma maneira eficaz de engajar leads, prospects, ex-oportunidades e até
clientes, reacendendo seu interesse e potencialmente levando a novas
oportunidades de vendas”, diz Marcos. “O elemento chave dessa estratégia está
na escolha correta da frequência e volume de contatos. Estes devem ser
criteriosamente selecionados para evitar a impressão de spam ou importunação.
Quando bem implementado, este método pode estimular significativamente a
movimentação na base de vendas, resultando em um retorno promissor. Portanto, é
essencial equilibrar a comunicação, proporcionando valor e respeitando o espaço
do receptor”, explica.
3. Click-to-WhatsApp
O recurso Click-To-WhatsApp é um botão nos anúncios
do Facebook e Instagram que direciona clientes para uma conversa com a empresa
no WhatsApp. Ele pode ser utilizado para alcançar diversas metas de negócios,
como a geração de cadastros, promoção de vendas e execução de estratégias de
marketing. O uso desse recurso potencializa a descoberta de produtos e serviços
da empresa, ao mesmo tempo que oferece métricas para avaliar o desempenho das
campanhas.
A Take Blip, por exemplo, em parceria com a Meta,
desenvolveu o Click Tracker, uma ferramenta que avalia a performance desses
anúncios e calcula o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Com essa ferramenta,
empresas como Stellantis e Direcional conseguiram aprimorar a experiência do
usuário e aumentar suas taxas de conversão.
“Dessa forma, a estratégia Click-To-WhatsApp está
revolucionando a comunicação entre empresas e clientes, criando conexões mais
eficientes e abrindo novas oportunidades de negócios”, detalha Andrade.
4. Atualizações de transações
Soluções de marketing conversacional podem
contribuir até na atualização de transações em diversos setores como
e-commerce, delivery, suporte ao cliente e atendimento. Utilizando até
Processamento de Linguagem Natural (NLP), essas soluções oferecem atualizações
em tempo real sobre transações, assistência em compras online, respostas
rápidas às consultas dos clientes e ajudam a resolver reclamações de forma
eficaz. Com a disponibilidade 24/7 e a capacidade de gerir várias interações
simultaneamente, estas ferramentas se tornam um recurso valioso para aprimorar
a experiência do cliente e a eficiência operacional.
Segundo o executivo da 8D Hubify, um exemplo
notável da eficácia dessas soluções é o chatbot "Lu", do Magazine
Luiza. “A "Lu" hoje no WhatsApp tem uma aplicação incrível no
pós-venda que lida com questões como rastreamento de entregas, emissão de
segunda via de boleto e nota fiscal, e informações sobre o status do pedido”,
explica Andrade.
Segundo dados divulgados pela própria empresa, em apenas sete meses, a "Lu" atendeu a mais de 1,2 milhões de usuários em quase 1,3 milhões de sessões, com uma taxa de compreensão de mais de 94% das solicitações realizadas. “Esse caso demonstra a eficácia revolucionária do marketing conversacional na melhoria da experiência do cliente e na otimização das operações de negócios”, finaliza Marcos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário