Pesquisar no Blog

sexta-feira, 2 de junho de 2023

De Dentro para fora”: Tathi Piancastelli apresenta exposição sobre a força da mulher com síndrome de Down

Créditos: Nila Costa

Pelas lentes de Nila Costa, “De Dentro para Fora” acontece no Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência localizado na capital paulista, a partir do dia 02 de junho com entrada gratuita


A atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer, ativista brasileira e pessoa com síndrome de Down, Tathi Piancastelli, se prepara para apresentar em São Paulo a exposição “De Dentro para Fora”, que retrata sua história fazendo um paralelo à sociedade, o preconceito, a ignorância, junto à sensação da pessoa com síndrome de Down perante à opressão de sua voz, desejos e sentimentos. O projeto foi lançado na ONU, em Nova York e em seguida foi para Miami, chegando às terras brasileiras, no Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a partir do dia 02 de junho.  

Pelas lentes de Nila Costa, a exposição contará com 18 painéis fotográficos e 2 obras em acrílicas sobre telas, feitas pelo artista Manu Militão. A história desta obra tem um significado especial. Nila Costa, conceituada fotógrafa, reconhecida por seus ensaios com gestantes, é mãe de Alice, que também é uma pessoa com síndrome de Down. O encontro com Tathi aconteceu nos Estados Unidos: encantada com sua história e independência, Nila a convidou para um ensaio para a revista “Acontece”, de conteúdo brasileiro em Miami. O resultado deste trabalho foi tão impactante, que surgiu a ideia de convidar a fotógrafa Jade Matarazzo como curadora do projeto.

“Muitas pessoas ainda acham que alguém com síndrome de Down não pode morar sozinho, ter uma profissão, se casar… Com a minha história eu mostro que sim, podemos! Na exposição as fotos mostram isso, nós também somos capazes”, explica Tathi.  

De Dentro para Fora” é uma exposição inclusiva e interativa, sendo totalmente acessível, com vídeos e imagens. O objetivo é que todas as pessoas possam interagir e expressar seus sentimentos, através das sensações causadas pelas obras. Além de destacar as vivências de uma pessoa com síndrome de Down na sociedade, a exposição traz uma ideia cronológica das fotos e destaca uma mulher - Tathi - tentando emergir, chegando até suas grandes conquistas: a fase no teatro, escrevendo sua peça, até os dias atuais.

"A arte entra, dilacera e ao mesmo tempo cura. A arte grita e ao mesmo tempo acalma, a arte foi a ferramenta que Deus me deu para iniciar um movimento que vai além dela mesma. Um movimento que tem uma mensagem que é maior do que eu, maior do @tathipiancastelli. De Dentro para Fora, não é sobre mim, sobre a Alice, não é sobre a Tathi. É sobre amor, é sobre clareza de identidade, é sobre fé, é sobre romper seus próprios limites e crenças, é sobre passado, é sobre presente e é sobre futuro. É sobre algo que tem que estar em pauta sempre: o direito à vida. O direito de ter a oportunidade de mostrar ao mundo a sua luz.", comenta Nila Costa.

Uma das obras presentes retrata Tathi com uma cobra de verdade, reforçando sua força, determinação e empoderamento. Com o passar das fotografias, Tathi posa com Alice, filha de Nila. É uma maneira simbólica de expressar o desejo de que sua filha possa emergir e ter grandes conquistas, assim como Tathi.  

A exposição é totalmente gratuita e tem como objetivo promover uma reflexão social, reunindo crianças e adultos para visitarem e se apaixonarem por “De Dentro para Fora”, que reforça, através da arte, a importância da inclusão, por um olhar de quem enfrenta os desafios do dia a dia com perseverança e dedicação, por meio de feitos inéditos, entre eles: palestra na ONU, um espetáculo escrito e protagonizado por Tathi, com prêmios internacionais e a inspiração para diversos projetos. 

A exposição “De Dentro para Fora” representa, acima de tudo, a força da mulher com síndrome de Down. A previsão de abertura ao público é a partir do dia 01 de junho, às 17h, se estendendo até dia 26 de junho, no Museu da Inclusão, através de uma parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Museu fica localizado na cidade de São Paulo e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. 

Tathi Piancastelli é atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer, ativista e a primeira pessoa com síndrome de Down do mundo a escrever e a protagonizar uma peça de teatro profissional: “Oi Eu Estou Aqui“ (Hi, I'm Here). Um dos momentos mais marcantes na vida de Tathi Piancastelli foi em 2012, quando ela palestrou e representou o Brasil na sede das Nações Unidas (ONU), no Dia Internacional da síndrome de Down, comemorado em 21 de março. Sua rotina também inclui palestras em diversos eventos e locais além de ser a estrela de campanhas como influencer. 

Tathi é Coordenadora de Ativismo do Instituto Metasocial, responsável pelo slogan “Ser Diferente é Normal”. Faz parte do grupo de Autodefensoria da Federação das Associações de síndrome de Down ( FBASD) da região Sudeste. Seu espetáculo, "Menina dos Meus Olhos", foi apresentado em Nova York nos anos de 2013 e 2015 e no 30° Festival Internacional de Teatro Hispânico de Miami, em 2015. Ela também foi inspiração para Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica, que criou e batizou uma personagem com síndrome de Down com o nome de ‘Tati. 

Em 2023, Tathi Piancastelli vivenciou o momento mais emocionante de sua vida: seu casamento com o escritor, palestrante e pessoa com síndrome de Down, Vinicius Ergang Streda. Agora, ela se prepara para apresentar a exposição “De Dentro para Fora”, onde ela representa, acima de tudo, a força da mulher com síndrome de Down.. 

Nila Costa é especialista e referência mundial em fotografar mulheres grávidas. Ela revela sempre a verdadeira essência feminina, trazendo à tona, de dentro para fora, a beleza da mulher fotografada. Nila mergulhou no universo dos grandes ícones da pintura renascentista, das mais belas esculturas, do estudo sobre calorimetria, linguagem corporal e visagismo. Com toda essa bagagem cultural, ela se tornou a primeira especialista em FINE ART Portrait de Gestantes do Mundo. 

Nila foi 6 vezes palestrante no maior Congresso de Fotografia do mundo, para um público de mais 5.000 fotógrafos; no maior Congresso de Fotografia de Família das Américas e da Europa, com edições em mais de 10 países e é educadora - oferece a formação fotográfica Nila Costa, com mais de 3.000 alunos. É autora do livro “Grávidas Poderosas” e se destaca em exposições internacionais, incluindo a Sede da ONU, em Nova York. Ela é a fotógrafa oficial do projeto “De Dentro para Fora”, de Tathi Piancastelli.

 Manu Militão é artista visual, escultor e apresentador do web programa “No Sofá Amarelo". Seu trabalho artístico se identifica com a provocação e a reflexão sobre temas contemporâneos, que passam por causas sociais e igualdade. Foi agraciado, em 2021, com o Prêmio Jada Paris Art Week, como melhor artista do evento. Apresentou-se como convidado especial no Woman in Tech 2022, em Dubai, onde realizou uma action art. Esteve com a exposição “Mulheres Eternas” com 38 obras no TSE, MAB e CNJ e participou como palestrante no III Seminário “Crime e Arte” na Faculdade de Direito da Universidade do Minho, Portugal, em 2023. 

Jade Matarazzo tem uma vida inteira de envolvimento em projetos culturais com ênfase em planejamento estratégico e portfólios de arte. Seu foco principal são coleções privadas e corporativas, envolvimento da comunidade e diplomacia cultural. A família Matarazzo fundou a Bienal de Arte de São Paulo e o Museu de Arte Moderna de São Paulo no Brasil, que contém sua antiga coleção particular com artistas como Picasso, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral, entre outros. Jade formou-se em arquitetura e artes plásticas e tem uma forte história com a fundação de vários projetos internacionais, como Expoart Japão e Londres, Casa Brasil Miami e durante a Art Basel Week em Miami expondo artistas latino-americanos. Jade é uma ávida colecionadora de arte, co-fundadora da The Power House e curadora da The House of Arts.

 

 

Serviço:

Exposição “De Dentro para Fora”, em São Paulo/SP

Data: a partir de 02 de junho

Local: Museu da Inclusão - Av. Mário de Andrade, 564 - Barra Funda, São Paulo/SP

Entrada gratuita

Mais informações: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados