Você sabia que
para uma criança de até 6 anos – período que representa a primeira infância –
possa ter um bom desenvolvimento, é preciso construir bons vínculos familiares
e viver em um ambiente saudável? Um estudo realizado pelo Núcleo Ciência Pela
Infância (NCPI) comprova, que é o direcionamento emocional realizado nesta
fase, que direciona as nossas vidas e afeta, diretamente, os rumos que
tomaremos no futuro, incluindo a vida adulta.
Isso, porque é durante a primeira infância que três
importantes funções cerebrais são formadas: a flexibilidade cognitiva, a
memória de trabalho e o controle inibitório. Em conjunto, essas funções nos
auxiliam no armazenamento de informações de curto prazo. Nesse mesmo
período, também se formam as principais conexões do lobo frontal. Apesar de
seguirem se aperfeiçoando durante toda a vida, essas conexões nos ajudam na
concentração.
Justamente por esses aspectos, tudo o que acontece
nos primeiros anos da nossa infância provoca reflexos importantes no futuro e
permanece ao longo dos anos. Observe que uma criança muito criticada na
infância acaba se tornando um adulto inseguro, com baixa autoestima e
pensamentos negativos constantes. Isso atrapalha o crescimento emocional, o
sucesso na vida afetiva e na profissional.
Ao mesmo tempo, é importante trabalhar as duas
dimensões do estado emocional infantil: a reatividade e a autorregulação. A
reatividade está ligada à forma como a criança reage a uma frustração. A
autorregulação, por sua vez, está atrelada às correções, especialmente aquelas
ligadas ao controle motor.
Todos esses pontos devem ser somados à forte
tendência apresentada pelas crianças de formar vínculos com as pessoas que
estão ao seu redor. É essencial que os adultos ofereçam, principalmente durante
esse período, demonstrações de afeto e carinho aos pequenos, com especial
manifestação de cuidados e acolhimento. Quando isso não acontece, há um
prejuízo posterior, que pode se manifestar no rendimento escolar, na vida
profissional e em outras áreas.
Diante de tantos desafios, é natural ter dúvidas
sobre como lidar com o emocional das crianças e adolescentes. É importante
orientá-los de forma que eles consigam estruturar e formar o que chamamos de
inteligência emocional. É por meio dela, que eles saberão identificar as próprias
emoções e de quem estiver no entorno. Também é interessante ensiná-los a
controlar as emoções, como expressá-las e como canalizá-las de maneira
produtiva. Isso tudo é feito por meio do diálogo constante e irrestrito, por
parte dos pais, outros adultos que estejam por perto e façam parte da vida da
criança e pelos professores.
Assim, o apoio emocional se apresenta como parte
essencial da formação de uma criança, para que ela possa enfrentar a
adolescência e a vida adulta de forma mais simples. É justamente esse apoio
emocional que levará a criança a interagir melhor com o mundo, a lidar da
melhor maneira possível com as frustrações e a enfrentar desafios. É também por
meio do suporte emocional que criamos seres humanos mais empáticos, mais
sociáveis e mais capacitados a se adaptar às mudanças, sejam elas internas ou
externas.
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