Estudo do Canva em parceria com a Ipsos mostra como os brasileiros se relacionam com a comunicação visual
O Canva, a única plataforma de comunicação visual completa do mundo, acaba de lançar, em parceria com a empresa de pesquisa Ipsos, um estudo sobre como os brasileiros se relacionam com a comunicação visual. O ponto de partida do estudo é que, hoje, o exercício da criatividade é praticamente impensável sem o uso da tecnologia, tanto em projetos pessoais como no trabalho – a exemplo de como funcionam as ferramentas de design disponibilizadas pelo Canva, que não necessitam de conhecimento prévio nem que a pessoa seja profissional da área.
O estudo foi feito com 1.000 brasileiros entre 18 e 57 anos de todas as regiões do Brasil – e também traz dados para México, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido. Uma das conclusões do estudo é que 91% dos brasileiros acreditam que o design pode contribuir para mudanças na sociedade. Essa conclusão mostra a importância do design na vida da maioria dos brasileiros.
De fato, de acordo com o estudo, 84% dos brasileiros acreditam que o design é importante no seu dia a dia – enquanto 76% se consideram pessoas criativas, 66% se sentem confiantes sobre as suas habilidades de design e 95% estão interessados em melhorar as suas habilidades de design.
Ao mesmo tempo, 88% dos brasileiros acham importante que ferramentas e aplicativos de edição sejam fáceis de usar e 89% julgam importante que essas ferramentas e aplicativos ajudem a produzir conteúdo atraente e de qualidade. É possível inferir a partir desses dados que ferramentas de edição fáceis de usar e capazes de produzir designs bonitos poderiam ajudar a estimular a criatividade dos brasileiros.
A importância da colaboração, principalmente num contexto de
ambiente de trabalho, também foi abordada – 87% acham importante que as
ferramentas colaborativas permitam que as equipes trabalhem juntas num mesmo
projeto. Muito se fala atualmente sobre a colaboração como chave para a
inovação, resolução de problemas e tomada de decisões numa empresa – por isso,
é tão importante que as ferramentas de design sejam colaborativas.
Como os brasileiros usam a comunicação visual
Quando perguntados sobre quais são os principais motivos pelos quais já criaram um design, 50% dos brasileiros responderam que para editar fotos, 47% para criar posts para as redes sociais, 42% para criar apresentações e 40% para criar materiais impressos.
Já quando perguntados sobre quando usaram o design para
criar impacto, 39% dos brasileiros disseram que para aprimorar os próprios
perfis nas redes sociais, 38% para fazer algo autoral, como um presente
personalizado, 37% para criar uma identidade visual para uma marca e 36% para
melhorar o próprio aprendizado. Quase todos os brasileiros, 97%, concordam que
usar recursos visuais para se comunicar é mais eficaz que usar texto – assim
dizendo, que uma imagem vale mais que mil palavras.
Tendências de design e tecnologia
Temas altamente abordados hoje, como a inteligência artificial (IA), que está em dez entre dez listas de tendências atuais, também apareceram no estudo – 78% dos brasileiros estão interessados em experimentar recursos de IA em plataformas de edição e 89% concordam que a IA pode aumentar a criatividade.
Sobre as redes sociais, 89% concordam que o uso de redes
sociais com base visual aumenta o desejo de se comunicar usando recursos
visuais. Já sobre o futuro do design, 90% concordam que todos poderão usar
ferramentas de design sem precisar de habilidades especiais – como já acontece
com ferramentas como o Canva.
Design para educação e negócios
Outro tema abordado pelo estudo foi como os recursos visuais ajudam na retenção da informação durante o aprendizado – 85% dos brasileiros acham importante receber informações em formato visual quando aprendem algo novo. Além disso, 90% acreditam que o design deve ser ensinado como disciplina no ensino fundamental e/ou superior, como já acontece em alguns cursos como Jornalismo.
Do ponto de vista de negócios, quando perguntados em que principais situações uma forte comunicação visual pode ser útil, 64% dos brasileiros responderam que para apresentar ideias ou planos para um cliente, 62% para apresentar ideias de maneira eficiente numa reunião interna e 61% para melhorar a comunicação entre os membros da equipe.
Além disso, 92% dos brasileiros concordam que a identidade
visual de uma marca já os influenciou numa decisão de compra.
A democratização do design e o crescimento global do Canva
O Canva foi fundado a partir da convicção de que o design deve ser fácil e acessível para todos. A missão da empresa é que todo mundo possa usar o design para criar o que quiser, onde estiver, por meio de produtos fáceis de usar e disponíveis em todos os idiomas e dispositivos.
Desde a sua fundação, em 2013, a empresa australiana expandiu as suas operações para 190 países, tendo 130 milhões de usuários ativos, que criaram coletivamente 15 bilhões de designs – cerca de 200 novos designs são criados a cada segundo. Atualmente, o Canva possui mais de 3.500 funcionários no mundo todo e gera 1,4 bilhão de dólares em receita anual, tendo sido uma empresa lucrativa por sete anos consecutivos.
Em menos de uma década, o Canva revolucionou a indústria do design, ganhando uma enorme participação de mercado entre os consumidores finais e impulsionando milhões de pequenas empresas. A empresa também é uma das responsáveis pela relevância que o ecossistema do design deve ter na "visual economy" – economia visual, em português.
O Canva também lançou recentemente o Canva Visual Suite, um produto que permite que empresas criem e gerenciem conteúdo de maneira mais eficiente. O Canva levou cinco anos para atingir os seus primeiros 10 milhões de usuários ativos mensais – e ganhou a mesma quantidade de usuários em apenas 30 dias após o lançamento do Canva Visual Suite, em setembro de 2022, o que mostra a enorme demanda que as empresas têm por soluções de comunicação visual colaborativas e completas. Desde então, o Canva continua implementando novas ferramentas para as empresas, como o Canva Brand Hub, lançado em março, uma plataforma em que as agências de marketing podem projetar, criar e trabalhar colaborativamente de maneira simples.
Com sede em Sydney, na Austrália, o Canva tem atualmente escritórios em oito países.
"No Canva,
estamos comprometidos em criar ferramentas incríveis para a nossa comunidade
global, com base nas muitas possibilidades que as novas tecnologias, como a
inteligência artificial, abrem. A inovação é um pilar fundamental para
mantermos a nossa missão de capacitar o mundo para o design", diz Melanie
Perkins, CEO do Canva.
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