Segundo pesquisa,
setor cresceu 10% no último trimestre de 2022; CEO do Mr. Cheff lista dicas
para quem quer empreender no ramo
De acordo com o estudo “Crest”, realizado pelo
Instituto Foodservice Brasil (IFB), no último trimestre de 2022, quando os
consumidores gastaram R$ 56,5 bilhões com o setor, o foodservice registrou um
aumento de 10%. Ainda naquele ano, a Associação Brasileira de Franchising (ABF)
revelou que, no mercado de franquias, o segmento foi o que mais cresceu,
alcançando um faturamento de mais de R$ 39,8 bilhões.
Neste cenário, Flávio Gagliardi, CEO do Mr. Cheff,
rede de restaurantes que tem como propósito oferecer comida de qualidade por um
preço acessível para todos os públicos, lista quatro dicas para quem quer
empreender no segmento de alimentação. Confira:
- Ame o foodservice
Segundo o executivo, os primeiros requisitos para
empreender no foodservice é gostar do segmento e ter disposição para trabalhar.
“O foodservice é um ramo apaixonante, mas também é muito dinâmico. As coisas
acontecem rápido, por isso, é preciso estar focado, trabalhar com afinco,
acompanhar a operação do negócio no dia a dia, ter dedicação e comprometimento
com o que está fazendo”, explica Gagliardi.
- Invista em uma franquia
De acordo com o CEO do Mr. Cheff, além dos bons
números registrados no franchising, investir em uma franquia é um bom negócio
para quem quer empreender no segmento devido à maturidade de marca no mercado.
“É necessário muito tempo e recurso financeiro para iniciar um negócio solo e
alcançar o sucesso, pois o mesmo depende de erros e acertos. Quando se adquire
uma franquia, você está investindo em uma marca já consolidada que tem
estrutura para oferecer apoio e experiência necessários para crescer no
mercado”, comenta Gagliardi.
- Ofereça qualidade e preço justo
Conforme uma pesquisa elaborada pela Galunion,
consultoria especializada no foodservice, para os brasileiros, os dois
principais aspectos na hora de escolher um restaurante são: consumir uma comida
gostosa (61%) e preço justo (58%). Neste aspecto, Gagliardi ressalta que ter
qualidade e preço acessível é o grande segredo para se destacar. “As grandes
marcas não trabalham apenas a questão do valor, elas oferecem qualidade. É
necessário utilizar bons ingredientes e disponibilizar os produtos por preços
adequados aos consumidores de modo geral”, explica.
- Inove e vá ao encontro da vontade do cliente
Para finalizar, o CEO do Mr. Cheff alerta que a
concorrência é o maior desafio para quem quer empreender e, para lidar
com ela, é necessário inovar. “A concorrência acaba sendo uma mola propulsora
que faz com que a gente corra atrás e se reinvente. Nesse aspecto, acredito que
é importante ir ao encontro do que o cliente anseia ou espera de nós”, comenta
Gagliardi.
Segundo o executivo, um bom exemplo são as adaptações que ele faz no cardápio
do Mr. Cheff de acordo com a região em que a marca está chegando. “Quando vamos
inaugurar uma unidade em um novo local, a gente verifica quais são os produtos
que o cliente da região tem o costume de consumir e quais os pratos que não
podem faltar para incluímos em nosso cardápio. Sem fugir da espinha dorsal da
rede, oferecemos o que o consumidor procura”, exemplifica.
https://mrcheffgastronomia.com.br/
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