Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Você realmente está sendo ouvido? 40% do entendimento do que se fala depende do tom de voz

  Karina Pachiega, especialista em comunicação, explica a importância do tom de voz e dá dica de como evitar ruídos na comunicação

 

O ato de comunicar depende de diversos fatores, como a escolha da linguagem e a clareza da mensagem. Mas você sabia que o tom de voz influencia na forma como a mensagem é recebida pelo interlocutor? A voz tem um peso de quase 40% no processo da comunicação. Ela é responsável por passar o tom do que queremos falar como: afetividade, ironia, agressividade, infantilidade, neutralidade, otimismo, pessimismo, confiança.

“A nossa voz é a nossa identidade. Ela é tão única como a nossa impressão digital. Precisamos conhecer bem os recursos vocais para usá-los a nosso favor. Ferramentas como entonação, ênfase, pausa, dicção, velocidade, volume devem ser utilizados de forma estratégica de acordo com o objetivo da nossa mensagem”, explica a jornalista e professora de oratória, Karina Pachiega. 

Os ruídos de comunicação ocorrem por conta do tom de voz. Se você fala algo com conteúdo positivo mas se a sua voz passa uma impressão de teor negativo, o que fica para o seu ouvinte é o que a voz transmite.

Uma dica importante para determinar o tom de voz é ter muito claro o perfil do público com quem você vai se comunicar. Se você for contar uma história para uma criança por exemplo, você pode usar e abusar da modulação de voz, do volume, da velocidade porque assim será muito mais interessante te ouvir. Agora, se você for liderar uma reunião, deve manter um tom de voz firme e com volume constante para passar credibilidade e segurança. E por ai vai…

 “Uma frase que resume bem a importância dessa potente ferramenta é a do fonoaudiólogo Julian Treasure que diz que a voz humana é  um instrumento que todos nós tocamos, pois é capaz de começar uma guerra ou dizer eu te amo”, finaliza Karina Pachiega.    



Karina Pachiega – Jornalista com 23 anos de carreira que traz toda a bagagem da TV para o treinamento com dicas práticas, sem rodeios e fácil aplicação no dia a dia. Atuou durante 17 anos como repórter e apresentadora de telejornais das maiores emissoras do país: afiliadas da TV Globo, TV Globo SP e SBT. Desde 2018 atua no mercado corporativo, no desenvolvimento de projetos de comunicação em treinamentos individuais e In Company de Oratória e Media Training, além de ser mestre de cerimônias, locutora e apresentadora de vídeos institucionais.
Instagram


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados