Estudo da
fintech sergipana mostra que vendedor interno lidera o posto entre as
profissões que mais solicitaram o produto financeiroFreepik
Na pandemia, o empréstimo consignado, modalidade que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, teve um boom de crescimento e, desde então, tornou- se um forte aliado dos brasileiros. Segundo o Banco Central, em dezembro de 2021, o produto financeiro atingiu o valor de R$ 513,5 bilhões contratados, um aumento de 14% em relação ao ano anterior — maior número registrado nessa modalidade até o período.
Um levantamento da iCred, fintech sergipana que facilita o empréstimo pessoal e consignado, mostrou que São Paulo lidera o ranking dos estados brasileiros que mais solicitam empréstimo online na plataforma, com 35,37% dos pedidos do país. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro, com 10,11% das solicitações, seguido do Paraná em terceiro, com 8,56% dos pedidos. Rio Grande do Sul (7,51%), Minas Gerais (7,35%) e Santa Catarina (6,58%) completam a lista dos cinco estados que mais utilizam essa opção.
Empréstimos pessoais e consignados são algumas das grandes soluções que os brasileiros encontram em situações de necessidade. Ultimamente, elas têm sido mais frequentes; o número de inadimplentes atingiu a marca de 70,1 milhões em janeiro de 2023, segundo estudo do Serasa Experian — recorde histórico de crescimento desde 2018.
O processo de solicitação vem se modernizando ao longo dos anos, de acordo com as novas ferramentas lançadas para solicitar o produto financeiro de forma rápida, prática e online. "As facilidades que a tecnologia proporciona transformam o empréstimo pessoal em uma opção fácil para muitas pessoas. Porém, é importante reiterar que ele deve ser solicitado em caso de necessidade, e não de luxo. O planejamento da saúde financeira pessoal deve levar em consideração casos de dívidas ou investimentos, para que a necessidade de utilizar créditos não se torne rotina anual”, ressalta Túlio Matos, sócio fundador da iCred.
A pesquisa da fintech sergipana também trouxe um panorama atual das profissões que mais utilizam o serviço de empréstimos online no Brasil. São estes os cargos que mais aparecem no cadastro dos solicitantes:
1° - Vendedor
interno;
2° - Auxiliar
administrativo;
3° - Ajudante;
4° -
Atendente balconista;
5° - Assistente administrativo.
Já em relação às idades, a faixa etária de quem optou por esse serviço financeiro em 2022 varia entre 24 a 39 anos de idade, totalizando mais de 50% das solicitações. “Ao cruzar o perfil do cliente com a distribuição demográfica do CAGED e pirâmide etária do IBGE, há uma tendência de consumo maior do produto por parte desse público mais jovem, da grande metrópole, com menos tempo de serviço, ser mais tomador e recorrente, buscando a autonomia e agilidade do Saque Aniversário”, comenta o executivo.
“Mesmo que as taxas dessa antecipação sejam muito mais baixas que
outros produtos financeiros, ainda assim é necessário ser cauteloso e ter
planejamento financeiro. Vale a pena avaliar sua relação com o empregador e
suas perspectivas na empresa. Considere contratar uma proteção extra, para caso
ocorra uma demissão sem justa causa, poder ser beneficiado por meio de um
seguro de proteção desemprego, que indeniza o tomador e minimiza sensivelmente
o impacto de ter comprometido o saldo com o empréstimo”, conclui Matos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário