Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de março de 2023

Vacina quadrivalente amplia proteção contra vírus da gripe

Imunizante contra a gripe disponível no Exame Medicina Diagnóstica inclui proteção contra novas cepas selecionadas

 

O início do período mais frio do ano, característico das estações de outono e inverno, leva as pessoas a se abrigarem em locais fechados. Isso propicia a circulação do vírus influenza, mais conhecido como vírus da gripe. Para combater as diferentes cepas desse vírus, o Exame Medicina Diagnóstica – pertencente à Dasa, maior rede de saúde integrada do país – iniciou neste mês a campanha de imunização contra a gripe utilizando a vacina quadrivalente.

 

A Dra. Maria Isabel, infectologista da Dasa, informa que a vacina quadrivalente de 2023 traz um diferencial em relação à aplicada no ano passado, que é a proteção contra a cepa influenza A/Sydney/5/2021(H1N1)pdm09. Na vacina de 2022, a proteção era contra a cepa influenza A/Victoria/2570/2019(H1N1)pdm09. Além desta cepa que foi alterada, outra H3N2 e duas cepas de influenza B compõem a vacina deste ano.

 

“A composição da vacina contra a gripe é revisada a cada ano de acordo com os tipos de vírus influenza que mais circularam. Isso garante maior proteção à população contra a influenza, infecção comum nesse período mais frio”, explica a infectologista.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as pessoas a partir dos seis meses de idade se vacinem contra a gripe, independentemente se há algum tipo de comorbidade ou não, com exceção apenas para quem possui histórico de alergia grave ao imunizante ou a algum de seus componentes.  

 

“A gripe é uma doença que pode gerar complicações, evoluindo para o quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, alerta a Dra. Maria Isabel. A infectologista recomenda ainda que a população não atrase a vacinação contra a gripe nem contra a Covid-19, pois o coronavírus também continua em circulação. 

 

“As vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 são diferentes, mas podem ser tomadas no mesmo dia por pessoas de qualquer faixa etária, inclusive crianças”, recomenda a especialista. 

A vacina quadrivalente contra o vírus da gripe está disponível em todas as unidades do Exame Medicina Diagnóstica e não é necessário agendar previamente para ser imunizado. Essa vacina também está disponível no serviço Saúde Até Você, que vai aonde o paciente estiver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados