Referência em
telessaúde, TopMed demonstrou em ação promovida em parceria com a prefeitura de
Porto Alegre como é possível diminuir custos, filas de espera e obter alta taxa
de resolutividade em pronto atendimento virtual
A expansão da telessaúde no Sistema Único de Saúde
(SUS) ganha cada vez mais impulso, aumentando a rede de serviços de saúde para
a população, que se beneficia amplamente desse sistema de atendimento.
Referência nacional em telemedicina e telessaúde voltadas às áreas pública e
privada, a TopMed divulga os resultados de um projeto desenvolvido em parceria
com a prefeitura de Porto Alegre que comprova como é possível implantar e
operacionalizar com sucesso a saúde digital nas áreas de urgência e emergência
de prontos atendimentos do SUS.
A empresa participou entre os meses de janeiro e
fevereiro de uma ação da prefeitura da capital gaúcha, que buscou selecionar e
testar soluções inovadoras na área de telemedicina. No período de 16/1 a 14/2,
a TopMed demonstrou como é possível iniciar e gerenciar um pronto atendimento
virtual 24 horas com fornecimento de serviços médicos e de enfermagem para
usuários do SUS.
Nesse período, a TopMed realizou 884 atendimentos,
sendo 482 de enfermagem e 402 teleconsultas médicas em um Pronto Atendimento de
Porto Alegre. Inicialmente todos os atendimentos foram conduzidos pela equipe
de enfermagem, que fez triagens clínicas e repassou informações gerais e de
saúde, utilizando canais como vídeo, telefone ou chat.
De todos os desfechos das triagens clínicas (482),
83,4% das pessoas tiveram agendamento de teleconsulta médica e apenas 2% foram
orientadas a buscar presencialmente atendimento de urgência e emergência.
À distância, os médicos solucionaram 83,3% dos
casos (335) e encaminharam um total de 10,73% (43) de pessoas para a rede de
atenção primária. Os profissionais indicaram a apenas 5,97% (24) o serviço
presencial na unidade de pronto atendimento para coleta e realização de exames.
“Os números indicam que, a cada 10 usuários
atendidos, ao menos 8 não precisavam estar na UPA, e poderiam ter sido
acolhidos de casa, com rapidez, conforto e segurança, além de garantir mais
economia ao município”, diz Cleones Hostins, Head da área pública da TopMed.
Os resultados reafirmam como a telemedicina pode
reduzir o tempo de espera para atendimento médico, sendo a solução para
diminuir consideravelmente as filas de espera em unidades de saúde.
Na pesquisa de avaliação, os usuários demonstraram
alto índice de satisfação, concedendo nota 10 para o serviço prestado e para a
agilidade do trabalho. Todos os pacientes afirmaram que se sentiram seguros no
atendimento e que indicariam o serviço para amigos e familiares.
Saúde Digital no Brasil: A criação da Secretaria de Saúde Digital, em fevereiro deste ano, é
mais um impulso para a telessaúde voltada à área pública. Sob coordenação de
Ana Estela Haddad, a pasta, subordinada ao Ministério da Saúde, inclui os
seguintes departamentos: Departamento de Saúde Digital e Inovação, Departamento
de Informação e Informática para o Sistema Único de Saúde (Datasus) e
Departamento de Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde.
Entre as prioridades da Secretaria, estão a
continuidade de programas como a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), a
ampliação do uso da telessaúde, a criação de regulação para inovação e a
inclusão da saúde digital nas grades curriculares das universidades.
TopMed: Pioneira em telemedicina e saúde digital no país, a TopMed é a maior do
setor na região Sul e figura entre os cinco principais players brasileiros do
seu mercado. Com sede em Florianópolis, a marca consolidou em seus 16 anos de
operação uma sólida cultura que prima pelo cuidado ético e assertivo das
pessoas, com atendimento de saúde marcado por alta tecnologia e humanização.
A TopMed oferece atualmente mais de 20 soluções em
saúde digital, focadas nas seguintes verticais: B2G (Business to Governement),
que dispõe de diferentes e adaptáveis soluções aos governos para ampliar o
acesso e a assistência à saúde no SUS. B2B e B2B2C, respectivamente, soluções a
organizações e negociações entre empresas visando o cliente. Nessas áreas, a
TopMed opera com produtos moduláveis e personalizados para empresas em geral,
operadoras e gestoras de saúde, clínicas, hospitais, fintechs, empresas de
cartões e de benefícios, por exemplo.
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