Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de março de 2023

Como o ChatGPT pode alavancar a carreira dos desenvolvedores web?

Divulgação
Segundo especialista da Ironhack, a ferramenta potencializa habilidades do profissional de tecnologia, mas não substitui pessoas


Após dois meses do seu lançamento, o ChatGPT atingiu 100 milhões de usuários ativos. A marca supera o tempo que o TikTok e o Instagram demoraram para alcançar esse número, que foi de, respectivamente, nove meses e dois anos e meio. Com a repercussão da novidade, uma das principais discussões no setor tech atualmente é sobre como a ferramenta pode ajudar desenvolvedores web.

Lançada em novembro de 2022, o chatbot com Inteligência Artificial (IA) foi criado pela empresa OpenAI e é baseado no modelo de linguagem Generative Pretrained Transformer, no qual utiliza técnicas de deep learning com o objetivo de fornecer respostas humanizadas aos usuários. O vocabulário da plataforma é estimado em 10 bilhões de palavras de diferentes idiomas.

Segundo Alexandre Tibechrani, General Manager da Ironhack, referência global em ensino de tecnologia, o recurso oferece diversas possibilidades aos programadores.  “Além de melhorar o atendimento ao cliente e fazer pesquisas extremamente rápidas, o ChatGPT pode escrever códigos em linguagens de programação como Python, JavaScript, Java e outras menos utilizadas pelas empresas no Brasil. Ou seja, a ferramenta é capaz de ajudar o desenvolvedor tanto no debugging, no resumo de informações e na resolução de problemas, como  construindo um site com uma única solicitação”, afirma.

No entanto, apesar de possuir essas vantagens, a plataforma não tem 100% de precisão e muitas vezes não consegue atender a todos os possíveis usuários ao mesmo tempo, uma vez que muitos dos seus dados são básicos. Com isso, o chatbot não tem a capacidade de desenvolver um código complexo, como de um site bancário, ou garantir que não haverá bugs e será totalmente seguro, de fácil manutenção e bem documentado.

Para Tibechrani, um futuro em que o ChatGPT possa construir a estrutura de um programa e aplicar alterações ainda está muito distante. “Programadores novos podem ficar tentados a usar o ChatGPT para fazer o básico, mas o desenvolvimento para web se baseia muito em criatividade aplicada a lógica. Mesmo com a expansão da tecnologia, ele nunca poderá pensar por si só e entender emoções humanas profundas, experiências pessoais ou contextos comerciais”, diz.

Nesse sentido, o executivo ressalta que a ferramenta deve servir como um complemento ao setor de tecnologia, inclusive na criação de novas funções, como especialistas em IA. “Com sua expansão e melhoria, a expectativa é que a plataforma cuide de tarefas mecânicas e automatize processos e aqueça o mercado ao deixar os colaboradores com funções estratégicas e complexas, gerando produtos e serviços inovadores em um período menor de tempo”, finaliza.

 

Ironhack
https://www.ironhack.com/br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados