Há quem pense que conquistar novos clientes para uma loja ou marketplace seja o maior desafio, porém manter os que já conhecem o negócio pode ser uma adversidade ainda maior. Isso porque os motivos que levam uma pessoa a comprar pela primeira vez podem ser diferentes dos que fazem ela retornar.
A fidelização de um cliente significa criar um
relacionamento que priorize a experiência e gere uma conexão entre marca e
consumidor e, para isso, uma boa estratégia é necessária. Abaixo listo quatro
ideias para fidelizar mais clientes neste ano.
Sistema de recompensas
Pontos por compras que geram brindes ou descontos,
selos e até cashback são ideias que podem ser adotadas por varejistas para
criar um relacionamento com o consumidor. Esse tipo de estratégia faz com o que
o cliente se sinta reconhecido e valorizado, pois entende que a marca deseja
mantê-lo.
Um levantamento da Worldpay from FIS, empresa de
pagamentos, em parceria com a Savanta, consultoria de pesquisa de mercado,
aponta que 60% das pessoas participantes da pesquisa preferem comprar em
estabelecimentos que tenham programas de fidelidade, independentemente da
categoria.
Bom atendimento
Não há como fidelizar clientes sem levar em
consideração o atendimento. Uma equipe solícita e com bons conhecimentos sobre
os produtos vendidos sabe conquistar o respeito e confiança do
consumidor.
Além disso, entender quem é o cliente e quais as
preferências dele, são fundamentais para um atendimento que supere as
expectativas. Inclusive, essa compreensão pode gerar a construção de campanhas
de marketing personalizadas para cada consumidor.
Presença nas redes sociais
Investir na presença digital de uma empresa pode
ser positivo por vários motivos. As redes sociais podem auxiliar na criação de
conexão com os consumidores, sem contar que a comunicação fica mais
fácil.
Manter uma presença online diária lembra as pessoas
de que você está sempre disponível para auxiliar no que for necessário, criando
assim uma troca bilateral junto com um senso de confiança.
Foco na pós-venda
Comprar na loja ou marketplace não significa que o
consumidor voltará, por isso é importante manter um pós-venda de qualidade.
Fazer o acompanhamento depois da compra, tirar dúvidas, responder possíveis
avaliações e facilitar trocas, são passos que aumentam a confiabilidade da
empresa, logo, a chance de retorno é maior.
Fidelizar um cliente é uma tarefa árdua e que exige
uma boa estratégia. Existem diversas ideias e nem sempre todas funcionarão para
o negócio, já que depende de muitas variáveis. É sempre importante pensar em
toda a jornada do consumidor na loja ou e-commerce para facilitar o
entendimento de qual estratégia seguir.
Rafael Salomão - Head de Marketing & Growth da Juntos Somos Mais e foi Head de Inovação e Sustentabilidade na TIGRE. Formado em Relações Internacionais com Mestrado em Administração, é especialista nos segmentos de meios de pagamento, fidelidade, mídia, varejo e indústria (petróleo e gás, energia, construção civil e materiais de construção).
Juntos Somos Mais
https://www.juntossomosmais.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário