Por se tratar de um ambiente de predominância masculina, público feminino ainda tem dificuldade de estabelecer conexões, aponta pesquisa do Linkedin
O networking é um grande aliado quando se
fala em vida profissional. Além de possibilitar a troca de experiências e a
ampliação dos contatos, também pode fazer com que um negócio seja lembrado e
recomendado muitas vezes. Inclusive, é válido destacar, que uma rede composta
por parceiros acolhedores faz com que os demais conquistem ainda mais
visibilidade e que sejam lembrados.
Essa prática, que para muitas pessoas ocorre até
mesmo de forma automática, gera crescimento e expansão. Entretanto, o que para
alguns se torna algo corriqueiro, há quem ainda tenha um pouco de dificuldade
nesse aspecto e é justamente o que ocorre com algumas mulheres.
Recentemente, o LinkedIn divulgou uma pesquisa
neste sentido onde aponta que os homens ainda são melhores, neste assunto, por
conta de dois itens. “O primeiro seria porque algumas mulheres perdem suas
parcerias por falta de interação. O segundo, por conta da dificuldade de
estabelecer as primeiras conexões, justamente por se tratar de um ecossistema
em que eles são maioria“, aponta Brunna Duarte head de Marketing
e uma das fundadoras do DIG Club (Do It
Girls Club), comunidade de networking e conteúdo voltado para
empreendedoras e executivas.
Muitas ainda apresentam uma certa dificuldade para
iniciar essa interação. “Já ouvimos relatos de mulheres que sentem vergonha de
parecerem interesseiras, ou até mesmo deixam de cultivar algum novo contato por
conta da falta de tempo devido a carga mental que carregam ao ter que lidar com
as funções da casa, família e tantas outras frentes que ficam estacionadas,
esperando por algum tipo de iniciativa delas”, comenta a especialista em
marketing.
Todo esse cenário contribuiu para que o DIG Club
fosse desenhado apenas para o público feminino, para ofertar um ambiente seguro
com o intuito de trocar informação. “O nosso objetivo é fomentar oportunidades
para que todas possam experimentar exatamente o que os homens vivenciam quando
fazem networking”, explica Brunna.
O networking consegue proporcionar evolução e
até mesmo escalar diversos aspectos da vida, seja para quem esteja iniciando um
projeto ou trabalhando em uma empresa. Afinal, é preciso fazer algo novo e
gerar movimento, que lá na frente resultarão em crescimento.
O networking deve ser visto como um pilar
essencial e uma forma de cultivar laços profissionais em ambientes diversos.
Natália Archanjo, advogada e head comercial da comunidade, aconselha
que apenas focar no negócio fica muito forçado e pouco natural. “Os negócios
aparecem após uma parceria estruturada, que vai se aprofundando com o tempo”,
destaca.
Natália enfatiza que algumas pessoas entendem que networking
é a criação de uma conexão falsa, com base apenas em interesses comerciais, mas
na verdade trata-se de um exercício diário para fortalecer vínculos e criar
conexões. “Precisamos pensar que todas as relações são baseadas em interesse.
Desde o contato com amigos ou com um companheiro. As pessoas têm desejos comuns
e é isso que fortalece os vínculos e cria conexões. E então surgem
oportunidades como amizades longas, relacionamentos e negócios”, revela.
Conduzir esse ambiente saudável de forma eficiente
é, inicialmente, manter bons relacionamentos. “A todo instante nos aproximamos
de pessoas que até então não conhecíamos, seja em curso, viagem, faculdade. O
que não pensamos é que isso também pode ser incluído no pacote de geração de networking”,
explica Natália.
E fazer networking é tão importante para
mulheres que querem ter sucesso que o próprio DIG Club nasceu da necessidade
que as próprias fundadoras manifestavam em ter um espaço para falar com outras
mulheres sobre negócios, dinheiro, ambições e desafios profissionais.
“Começamos a perceber que a nossa dor também era a de muitas outras. De lá para
cá são muitos eventos, histórias e muito networking sempre”, finaliza Adriana
Tavares, head de Finanças e Gestão do DIG Club.
https://doitgirlsclub.com.br/,
instagram @doitgirlsclub
facebook @doitgirlsclub
https://www.linkedin.com/company/doitgirlsclub/
Natália Archanjo - Advogada por formação com MBA em negócios pela FDC. Diretora Comercial e Líder dos departamentos de Marketing e Recursos Humanos da Matur Contábil, uma das maiores empresas de contabilidade do país. Membro da comissão do Do It Now, evento de gestão responsável por reunir mais de mil empresários na capital mineira.
Brunna Duarte - Formada em comunicação pela PUC e pós-graduada em Administração pela FGV, já realizou diversos cursos nas áreas de CX e Design Thinking. Desenvolveu sua carreira em grandes empresas multinacionais, sempre procurando atuar de forma criativa e inovadora.
Adriana Tavares - Formada em direito, cursou MBA em gestão na FDC e participou do Gestão 4.0, programa de imersão em negócios destinado a gestores C- Level. Sua experiência prática é vivenciada na empresa de sua família, a Altura Andaimes, em que ocupa o cargo de diretora há 11 anos.
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