Especialistas
falam sobre suas perspectivas para o setor de moda sustentável em 2023
A moda sustentável está cada vez mais em alta,
conseguindo alcançar ótimos patamares comerciais, além de ser uma das grandes
tendências para o mercado este ano e também futuramente. De acordo com o
relatório da empresa de pesquisa Research and Markets, o crescimento mundial do
setor deve passar de 6,3 bilhões de dólares em 2019 para 8,2 bilhões de dólares
em 2023.
Em relação aos comportamentos dos consumidores, aos
poucos, eles demonstram maior interesse na moda sustentável. Dados da Economist
Intelligence Unit (EIU) apontam que as buscas na internet por produtos
sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos. Já segundo a
pesquisa do Futuro do Comércio, feita pela Shopify, cerca de 53% dos
entrevistados afirmaram preferir produtos sustentáveis e 75% se dizem dispostos
a pagar mais por itens ecológicos.
Para Júllia Tedesco,
especialista em moda circular e upcycling - uma técnica que dá
um novo uso a materiais que seriam levados ao lixo -, o upcycle leva em conta a
estética e a utilidade, fazendo com que as pessoas ressignifiquem seus olhares
para o produto e para o resíduo. “A moda sustentável está progredindo e vivendo
um processo de aceitação. Eu acredito muito na educação ambiental, pois quando
se obtém conhecimento, cria-se uma consciência de compra. Você acaba pensando
melhor sobre o consumo, desperdiçando menos. Cada vez mais o mercado está
voltado para questões de sustentabilidade”, afirma.
Renata Fombeli, design de moda especializada em tingimento natural,
acredita que nos últimos anos está havendo uma mudança no comportamento do
consumidor, cada vez mais interessado na forma como a peça de roupa foi
produzida. Ainda é um nicho pequeno, mas está crescendo. “Sempre vai existir
algo dentro da cadeia de produção de moda que não é sustentável, mas muitas
marcas estão se aperfeiçoando para que suas confecções sigam os pilares de
sustentabilidade, como é o caso do tingimento natural. O resíduo dessa técnica
de tingimento não é nocivo para o meio ambiente e os tecidos utilizados são de
fibras naturais ou artificiais, materiais considerados mais rápidos para se
desintegrar”, diz.
Apesar do constante e crescente avanço, ainda
existe um longo caminho a ser percorrido para que a moda sustentável consiga se
consolidar no mercado, especialmente entre a população. Sendo um aliado das
práticas da moda sustentável e consequentemente do meio ambiente, outro setor
que vem ganhando destaque é o descarte consciente, que conta com a ajuda de
empresas como a TerraCycle, líder
global em soluções de reciclagem e plataforma.
Com suas operações, a empresa já transformou
bilhões de unidades de resíduos em matéria-prima para geração de novos
produtos, além de sempre apoiar e incentivar ações que busquem práticas mais
sustentáveis. “Atuamos no Brasil por meio de Programas Nacionais de Reciclagem
em parceria com fabricantes para oferecer uma solução ambientalmente adequada a
produtos e embalagens de alta complexidade, considerados de difícil
reciclabilidade. Qualquer pessoa pode participar gratuitamente, basta se
cadastrar em nosso site e iniciar a coleta dos itens aceitos em nossos
programas. Em seguida, é só imprimir a etiqueta gratuita de postagem, afixar na
caixa e levá-la até uma agência dos Correios. Além de contribuir com o meio
ambiente, sua participação propicia a doação de recursos financeiros para
entidades sociais e escolas públicas”, finaliza Renata Ross, gestora de
marketing e relacionamento da Terracycle.
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