O Programa Varejo Inteligente Conecta Brasil vai promover a aceleração e a cultura inovadora em 900 negócios do setor de comércio e serviços espalhados por todo o Brasil
De tendência a prioridade. Essa foi a escalada da
inovação no mercado varejista mundial. No Brasil, não é diferente. De acordo
com uma pesquisa da consultoria de inovação, ACE Cortex, para 85% das empresas
nacionais, a inovação é uma prioridade. Apesar do expressivo desejo de mudança,
o levantamento mostra que somente 36% dos negócios possuem estrutura para
promover e colocar em prática novas ideias.
Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), juntamente com a Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), em 2022, revelou que os principais
retornos obtidos pelos pequenos negócios que inovaram foram a conquista de
novos clientes (85%), a melhoria de processos (55,4%), o aumento das vendas
(53,8%) e a fidelização dos clientes (41,3%). Em outra perspectiva, a pesquisa revelou
que o processo de inovação é composto por dores como falta de recursos
financeiros (64,8%), falta de tempo (38,8%), escassez de recursos humanos (38%)
e o não conhecimento técnico (34,4%). Os setores que mais inovaram ao longo dos
últimos anos, segundo o levantamento, foram Serviços (52,5%) e Comércio
(31,4%).
A pesquisa mostrou ainda que 67% das micro e
pequenas empresas almejam buscar apoio externo para inovar e 63,4% já foram em
busca de ideias fora do ambiente do negócio. Com esse grande potencial de
inovação a ser explorado nas quase 20 milhões de Micro e Pequenas Empresas
(MPE), em todo o país, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
(CDL/BH) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
(Sebrae Nacional), com o apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
(CNDL), lançam o projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil, uma
iniciativa que tem como objetivo promover a mudança de mentalidade dos
empresários participantes, desmistificando a inovação e tornando sua prática
possível em seu dia a dia em médio e longo prazo. A metodologia se dá por meio
de capacitações, workshops, consultorias individuais, oficinas práticas e
eventos de conexão com startups.
Mais de 900 empresas de todo o
país serão impactadas
O Varejo Inteligente Conecta Brasil almeja
impactar, inicialmente, 900 empresas em todas as regiões do país, por meio de
30 CDLs, incluindo as entidades de capitais como São Paulo, Florianópolis,
Vitória, Salvador, Porto Velho, Manaus, Recife, Goiânia e Palmas.
“Somente em 2022, as micro e pequenas empresas
foram responsáveis por 72% dos quase dois milhões de postos de trabalho gerados
no país. O setor de comércio e serviços corresponde a 50% desse montante de
empresas, sendo que somente o segmento de serviços equivale a 30% e o comércio
a 20%. Ofertar a esses micro e pequenos empresários a oportunidade de elevar a
qualidade do seu negócio por meio da inovação, é crucial para o desenvolvimento
econômico do país”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Ainda segundo o dirigente, o projeto tem como
proposta ajudar as MPE a lidar com os desafios do negócio e atuar diretamente
na transformação das pessoas que estão à frente da gestão, tornando-as capazes
de praticar inovação de forma simples, promovendo resultados reais e,
consequentemente, habilitando-as como embaixadoras de inovação no setor de
comércio e serviços.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, considera
estratégica a capacitação dos donos de pequenos negócios para a disseminação da
inovação no país. “Muitos empreendedores ainda têm uma compreensão equivocada
de que inovar é algo necessariamente caro e restrito ao universo das grandes
empresas. A prática do Sebrae tem sido de – permanentemente – desfazer esse
mito e mostrar que a inovação está ao alcance de todos”, comenta.
Ainda de acordo com Melles, as análises do Sebrae
mostram que o setor de serviços deve continuar liderando a geração de empregos
formais. “O saldo de contratações das MPE – com 60,2 mil empregos – já é mais
que duas vezes maior que o volume de vagas geradas pelas médias e grandes (29,1
mil novos contratos). Enquanto isso, as contratações dos pequenos negócios do
comércio (39,1 mil) já são cinco vezes maiores que as geradas por médias e
grandes (8,3 mil)”, acrescenta o presidente do Sebrae.
De Minas para o Brasil
O Varejo Inteligente Conecta Brasil é a
nacionalização do projeto Varejo Inteligente, criado em 2016 pela CDL/BH e pelo
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas),
que tem como proposta apoiar as empresas da capital mineira e Região
Metropolitana no caminho rumo à inovação. A edição mineira do programa já
realizou sete edições e impactou 126 empresas, 125 startups e, por meio do
transbordo, impactou mais de 2.200 pessoas.
“As sete edições do Varejo Inteligente nos
mostraram que a inovação é essencial para as micro e pequenas empresas que
almejam vida longa no mercado. Em Belo Horizonte, segundo dados da Receita
Federal, são mais de 550 mil negócios deste porte em atividade. Para elas, é
fundamental uma movimentação em prol da inovação”, explica o presidente da
CDL/BH. “A capital mineira tem no setor de comércio e serviços, principal ramo
de atuação dessas empresas, 72% de seu PIB e maior gerador de empregos. Para
elas, a inovação precisa ser fomentada e praticada, pois a sustentabilidade
desses negócios impacta diretamente na economia da cidade”, completa Marcelo de
Souza e Silva.
Como funcionará o Varejo
Inteligente Conecta Brasil
Seguindo os moldes da edição mineira, o programa
nacional será executado em quatro etapas, sendo a primeira, chamada Foco 1,
voltada para a capacitação das CDLs. Neste processo, as entidades fizeram uma
imersão, com carga horária total de 12 horas, cujo objetivo foi promover
um alinhamento conceitual e discutir algumas práticas de inovação, com foco no
trabalho da mentalidade para inovar e uso de métodos ágeis, especialmente o
Design Thinking, que será a principal ferramenta do Projeto.
Na segunda etapa, denominada Foco 2, a atenção
estará voltada para as trilhas de conteúdo, que são eventos on-line pensados
para iniciar uma jornada de transformação das empresas, compartilhamento de
conteúdos práticos e alinhados ao momento atual dos negócios. Os temas são
escolhidos de acordo com as dores e desafios mais latentes, especialmente
das pequenas empresas.
A terceira etapa, chamada Foco 3, promove a
aceleração das empresas participantes. São promovidos workshops, oficinas,
consultorias individuais para as micro e pequenas empresas e conexão com
startups.
A quarta e última etapa, Foco 4, será um evento
aberto ao público no modelo híbrido (presencial com transmissão on-line), onde
são entregues os resultados do projeto, reconhecimento das CDLs, das
micro e pequenas empresas e das startups mais engajadas.
No momento, o Varejo Inteligente Conecta Brasil
está iniciando o Foco 2. A expectativa é que até o fim de março deste ano,
tenha início o Foco 3, etapa de aceleração das empresas selecionadas.
Conexão Startup-Empresa
Nos focos 3 e 4, as startups iniciam a participação
no projeto e farão conexões com as empresas participantes. “Após elencar os
desafios destas empresas, as startups irão se inscrever para propor soluções de
inovação de acordo com a dor/desafio que possuírem aderência. Concluído o
processo, haverá um workshop preparatório e um evento de conexão promovendo a
interação direta entre empresas e startups”, detalha o presidente da CDL/BH.
“Nacionalizar o projeto Varejo Inteligente Conecta,
depois de muito aprendizado e validação, é uma forma de oportunizar para as
MPEs e MEIs de todo o Brasil, a possibilidade de desmistificar a inovação,
entender que não se trata só de tecnologia e que é possível aprender
metodologias e ferramentas passíveis de aplicação em seus negócios de maneira
recorrente. Assim, é possível melhorar resultados, mudar a mentalidade, e, de
fato, implementar uma cultura de inovação independentemente do tamanho de sua
empresa. Os empresários que passam por este processo aprendem como inovar e se
tornam habilitados a enfrentar os desafios de forma diferente, criativa e
inovadora”, afirma o gerente de inovação e tecnologia da CDL/BH, Marcelo Costa.
Como as empresas podem
participar
O Varejo Inteligente Conecta Brasil é gratuito e
será realizado em 12 meses. Podem participar MPE do setor de comércio e serviços,
que estejam ativas na Receita Federal e Estadual, tenham sua sede e Cadastro
Nacional de Pessoa Jurídica registrado nos estados participantes. As empresas
selecionadas também devem ter faturamento anual máximo de até R$ 4,8 milhões
(Micro e Pequenas Empresas). As inscrições e participação no projeto são
gratuitas, sendo custeado pela CDL/BH e Sebrae Nacional. As inscrições estarão
disponíveis no início do Foco 02, previsto para a segunda semana de fevereiro,
e deverão ser realizadas pelo site: cdlbh.com.br (Aqui deve ser inserida a LP
do projeto, prevista para ser entregue na sexta, 20.)
“Não é preciso ser associado às CDLs participantes
para se inscrever no projeto. Queremos auxiliar o maior número possível de MPEs
do setor de comércio e serviços do país. Haverá um critério de seleção de
acordo com os pré-requisitos. Contudo, mesmo as empresas que não forem
selecionadas poderão participar das trilhas de conteúdo e eventos de conexão”,
destaca o presidente da CDL de Belo Horizonte.
“Temos a convicção de que a parceria do Sebrae e as
lideranças lojistas brasileiras tem a chance de mudar o cenário do setor no
país. Nossa experiência mostra que, quando devidamente apoiadas com iniciativas
e políticas públicas consistentes, as pequenas empresas cumprem com o seu papel
de liderar a geração de empregos e contribuir com o crescimento da economia.
Não é exagero afirmar que as MPE são a locomotiva do Brasil”, conclui Carlos
Melles.
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