Pesquisa realizada pela Opinion Box no último ano
mostra que 67% dos consumidores brasileiros possuem o hábito de procurar sobre
as práticas ESG de uma empresa antes de adquirir seu produto. O Relatório ESG e
Sustentabilidade ainda traz outros insights do que pensa o cliente no Brasil no
que tange a responsabilidade ambiental de companhias em todo o país, o que
reflete diretamente na reputação da marca e até no número de vendas.
Ao passo que 75% dos consumidores afirmam que
empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de encantá-los, 57% já
deixaram de comprar produtos quando descobriram que determinada marca prejudica
o meio ambiente de alguma forma. E agora com a “moda” do greenwashing, que
engana o cliente no que diz respeito a práticas ESG de uma empresa, essa linha
pode ficar ainda mais tênue.
No entanto, desenvolver ações e produtos
verdadeiramente “verdes” impactam não apenas o meio ambiente, ajudando a criar
um mundo mais saudável para as futuras gerações, mas é mais que necessário
considerando os desejos do próprio consumidor. O Mercado Livre divulgou, também
no ano passado, estudo sobre o consumo online de produtos sustentáveis. A
pesquisa apontou que dobrou este tipo de compra, de produtos com impacto
positivo, na América Latina, o que deixa claro o ensejo do cliente.
Como todo bom empreendedor e gestor sabe, é
importante trabalhar e desenvolver produtos que vão diretamente ao encontro da
necessidade do cliente. Muitas vezes esse consumidor ainda não sabe que possui
essa vontade, mas no caso dos produtos e serviços sustentáveis, o cliente tem
mostrado por A+B sua relevância, pois entende que seus filhos e netos colherão
bons frutos por isso.
O caminho é árduo e difícil, ainda mais quando
estamos falando de grandes empresas ou companhias globais, que muitas vezes
possuem o histórico de terem poluído a natureza durante muitos anos. Mas a
mudança é possível. É essencial começar esse trabalho, por mais complicado que
ele seja de início.
Em minha jornada na Acer, vivenciei vários pontos
dessa caminhada e hoje contamos com diretrizes globais ESG muito fortes, não
apenas com ações e projetos como Humanity e Earthion, mas com a criação e
produção de equipamentos ecológicos. Nossa linha de produtos Vero, por exemplo,
que conta com notebooks e monitores feitos com plástico reciclado pós-consumo,
é um dos nossos orgulhos e que atende milhões de consumidores que querem adotar
iniciativas mais responsáveis frente ao planeta. Por isso, por experiência,
digo que a mudança é possível sim!
Se posso dar algumas dicas para a implementação das
práticas Ambientais, Sociais e de Governança, destaco, primeiro, que o gestor
busque entender a fundo o que é o ESG e suas vantagens. Além disso, um
diagnóstico de onde a empresa se encontra atualmente no que engloba
sustentabilidade pode ser um bom começo.
Após essa análise, definir ou rever o propósito da
marca nesse sentido pode ser um norte na etapa de criação de estratégias
visando diminuir impactos ambientais. O próximo passo é a implementação desse
planejamento e o trabalho junto aos colaboradores. O estudo dos resultados
obtidos é fundamental para reparar erros e visualizar melhorias.
Um programa de transparência e a criação de um
conselho ESG também podem facilitar todo o processo. Assim como explorar o
crédito de carbono, que funciona como uma espécie de incentivo econômico para
empresas que reduzem sua emissão de carbono. Os créditos podem ser vendidos
para outras empresas que ultrapassaram essa quantidade.
E o mais importante no final é entender que o objetivo é ajudar o meio ambiente e incentivar todo um ecossistema a se juntarem na construção de um amanhã mais bonito. É o que aquele velho ditado diz: a união faz a força.
Germano Couy - General Manager Latin America da Acer
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