Em comparação ao último trimestre de 2022, crescimento de infecções é preocupante e requer atenção aos cuidados com a sua proliferação
Os
diagnósticos de dengue via telemedicina aumentaram 68% em janeiro deste ano, se
comparados à média do último trimestre de 2022, quando há aumento das
temperaturas, gerando maior proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor
da doença. O aumento foi identificado a partir de levantamento da Conexa, maior
player de saúde digital integral da América Latina, que mostra que só no
primeiro mês do ano foram 470 casos confirmados, contra a média de 280 nos três
meses anteriores.
De acordo
com Gabriel Garcez, diretor médico da Conexa, evitar locais que acumulem água
parada em casa como pneus, garrafas e vasos de plantas é uma medida amplamente
conhecida que não deve ser negligenciada. Além disso, usar repelente e instalar
telas nas portas e janelas também são estratégias recomendadas. “Se já estiver
com a infecção, a principal medida é se hidratar bem e fazer repouso até os sintomas
cessarem. Caso ache necessário, medicamentos podem ser indicados pelo médico
via consulta de telemedicina para aliviar as dores e o desconforto”.
Após o
diagnóstico, além dos sintomas comuns da doença, como febre, dor de cabeça,
muscular e nas articulações, cansaço e vermelhidão no corpo, é preciso estar
atentos aos sinais de evolução para um quadro mais grave. O diretor médico
reforça que cada pessoa pode ser infectada quatro vezes na vida, já que existem
quatro sorotipos do vírus e após a primeira infecção, as demais costumam ser
mais graves. “É preciso estar alerta. Os sintomas do agravamento não são tão
conhecidos e identificar rapidamente esses sinais pode impactar positivamente
no desfecho do quadro. Caso a febre não passe, tenha dor na barriga,
sangramentos e vômitos, procure um médico.”
Para
Guilherme Weigert, CEO da Conexa, o aumento da procura por telemedicina para
casos de dengue reflete a mudança de comportamento da sociedade em identificar
a praticidade de uma consulta online, evitando filas em pronto atendimentos. “O
teleatendimento é uma forma segura de consultar um especialista sem se
preocupar com aglomeração e distância geográfica. É uma ferramenta útil e
eficiente para cuidar da saúde da população.”
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