O ano de 2023 será lembrado para sempre pelo que veio depois de pandemia. Nesse contexto, acompanhar as tendências do mercado é essencial para qualquer varejista. Quem deseja ampliar as vendas deve estar atento às novidades e desejos do consumidor a fim de aproveitar as melhores oportunidades e entender o que foi passageiro e o que fica em definitivo.
Com o boom do comércio online durante os
períodos de isolamento, as expectativas para o e-commerce são
grandes. Uma pesquisa da Opinionbox mostra que 7 em cada 10 consumidores
brasileiros aumentaram a frequência com que fazem compras online e, mais
da metade dos entrevistados (55%), pretendem aumentar esse volume em 2023.
Apesar do grande avanço, o varejo físico prova seu
valor a cada dia, demonstrando que o futuro deve ser mesmo do phydigital,
num contexto híbrido entre os dois modelos de compra. Com tantas possibilidades
a serem exploradas, listo aqui três tendências que devem perdurar pelos
próximos dozes meses.
Estratégias omnichannel: embora amplamente abordada, a omnicanalidade ainda tem um longo caminho
a ser percorrido até oferecer experiências realmente completas e satisfatórias
aos clientes. Viver experiências integradas entre loja física e online é um
ponto indissociável para os consumidores, já que 87% dizem que pesquisam o
preço na loja e compram pela internet e, 80% pesquisam o preço na internet e
compram na loja física.
Para manter a fluidez entre os canais, o varejo
precisa investir em tecnologia, em captação, armazenamento e organização de
dados e, principalmente, no treinamento da equipe para que elas consigam
oferecer uma experiência única em cada modal, sem nenhum tipo de fricção na
jornada de compra, que pode começar em um meio e terminar em outro.
Comunicação personalizada: surpreender clientes em diferentes canais de comunicação, identificando
o preferido por eles, é uma necessidade latente para o varejo. Canais como
WhatsApp, e-mail e redes sociais são bastante conhecidos de empresas e do
público. Contudo, o novíssimo RCS, canal de mensagens interativas criados pelo
Google, é uma das apostas de grandes empresas em todo o mundo e vem ganhando
espaço também no Brasil.
Com ele, é possível enviar diretamente para o
celular do cliente, ofertas em formato de imagens, links para compras ou até
mesmo abrir uma conversa automatizada com a ajuda de um chatbot,
onde o cliente pode fazer compras, consultar entregas ou tirar dúvidas sozinho,
sem precisar falar com um atendente. Eficiência operacional para a empresa e
agilidade para o cliente.
Marketing de influência: já tão difundido no Brasil, o marketing de influência deve continuar em
crescimento em 2023. Segundo a pesquisa da Opinionbox, essas estratégias
exercem um grande impacto nas vendas, sendo que 41% dos entrevistados disseram
já terem comprado produtos indicados por influenciadores digitais.
Obviamente, é preciso encontrar os influenciadores
que tenham afinidade com a marca, em vez de ver apenas o seu número de
seguidores. Não se pode anunciar um produto que não seja usado, de fato, pelo
influenciador. Além disso, é preciso conhecer o público atingido e a
credibilidade do profissional, visto que, feita a parceria, a reputação de
ambos estará misturada.
Independentemente de o varejo ser físico ou online,
fato é que o marketing digital oferece inúmeras possibilidades de divulgação,
seja nas redes sociais, e-mail marketing ou mesmo por canais de mensagens, como
WhatsApp e SMS. A empresa precisa estar preparada para o consumidor atual: que
quer ter entrega rápida e, se possível, gratuita; que quer ter facilidade em
encontrar o que procura; que quer menos burocracia para fazer trocas; que quer
ter a mesma experiência, mesmo preço e mesmo serviço nos dois ambientes. Usar a
criatividade para dialogar diretamente com o público com o objetivo de criar
experiências memoráveis é o que vai fazer a diferença em 2023.
Pontaltech
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