Com a implantação da máfia digital, essa verificação tem servido apenas para atestar que o perfil realmente é de quem diz ser, afirma especialista.
Há algum tempo, obter o tão desejado
‘selo azul’ ao lado do nome do perfil era sinônimo de credibilidade. Os
veículos de comunicação que conquistassem a verificação do perfil nas redes
sociais eram considerados fontes confiáveis pelos leitores. No entanto, essa
realidade tem mudado. De acordo com a especialista em marketing digital Jennifer
de Paula, com a implantação da máfia digital, essa verificação tem servido
apenas para atestar que o perfil realmente é de quem diz ser.
“O fato das pessoas começarem a pagar
pela ‘conquista do selo’, provocou essa mudança. Hoje em dia o selo serve mais
para provar que o perfil é realmente de quem diz ser e para que outras pessoas,
outros perfis não propaguem matérias que não foram desenvolvidas por eles, do
que para qualquer outra finalizada, da qual foi criado inicialmente”, explicou
a especialista.
Jennifer afirma que ao longo dos anos
tem percebido a organização interna de distribuição de selo de verificação,
ficando cada vez mais difícil e injusta. Exemplo disso são grandes e antigos
sites de notícias que não tem o selo de verificação, ou possui apenas no
Facebook e não no Instagram.
“Por outro lado, há sites de notícias
recentes, que divulgam fofocas, já foram acusados de plágio, fake news e fazem
máfia digital, esses são verificados e recebem o selo azul, simplesmente pelo
tipo de conteúdo que movimentam. Diante disso, eu levanto um questionamento:
até que ponto o site de notícia verificado realmente tem credibilidade?”,
alertou.
Para Jennifer, há algum tempo o selo de
verificação já deixou de ser sinônimo de audiência, credibilidade e atestado de
celebridade. “Ele foi criado com uma intenção e a própria burla da máfia
digital fez com que se tornasse outra coisa, justamente por isso que essa
organização de distribuição está tentando reformular a forma de distribuição,
tornando mais voltado para questões de marketing e venda”, explicou.
Para os sites que querem passar essa
sensação de credibilidade e não possuem a verificação do perfil, Jennifer
sugere a utilização do Google News Showcase, que é uma atualização do Google
News e serve para os veículos de comunicação postarem notícias. Ele contribui
com a propagação do jornalismo de qualidade, compartilha informações com menos
risco de fake news, aumenta a audiência e conecta ainda mais pessoas.
Jennifer de Paula - Pós Graduada com
MBA em Marketing e Negócios Interativos, diretora de marketing e gestão da MF
Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão
de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e
construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de
seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito
às principais atualizações do mundo digital.
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