Em clima de renovação geral, período de férias é ideal para arrumar os espaços e otimizar o uso
Com a chegada do novo ano, é comum programar aquela
faxina para se desfazer do que não é mais necessário e liberar espaço. Os
papéis acumulados, decorações de Natal, roupas em excesso, objetos dispensáveis
e utensílios antigos que acumulam, bagunçam e impedem o aproveitamento dos
espaços são o principal foco da organização. Assim, é possível preservar uma
casa mais prática, organizada e que promova conforto e aconchego. E, vale
lembrar, um lar pequeno não é limitador para ajustar móveis, organizar objetos,
dispor dos objetos de maneira funcional e sem comprometer a estética.
A Espaço A+, rede de self storages,
separou algumas dicas para começar o ano com a casa organizada e os espaços
mais otimizados:
Revise papéis e
documentos
![]() |
| Revisar papéis e documentos é uma sugestão para não gerar acúmulo Envato |
Na hora de fazer a limpa na papelada, é preciso
prestar atenção para não jogar fora notas fiscais de produtos que ainda estão
na garantia e documentos pessoais originais, como certidões. Aqueles que
possuem mais de cinco anos ou que não precisam mais ser guardados, podem ser
descartados. Manuais e papéis em geral também podem ser eliminados, caso não
sejam mais necessários. Para facilitar, o ideal é dividir os documentos em
pastas etiquetadas e com indicação do conteúdo que guardam.
Outra dica funcional é guardar as caixas de
arquivos em um box self storage, para mantê-los seguros. “Os boxes são como
containers
que permitem o armazenamento de caixas, objetos e arquivos que não são usados
com frequência e acabam ocupando o espaço que poderia servir para guardar algo
mais útil. É uma forma de liberar espaço tendo a certeza de que tudo está bem
guardado em um local seguro”, explica a gerente de operações da Espaço A+ Self
Storage, Rousy Mary Rojas.
Arrumar o guarda-roupas
![]() |
| Arrumar o guarda-roupas é uma das dicas para facilitar o dia a dia Envato |
Mais uma sugestão para facilitar o dia a dia é deixar à mão as roupas utilizadas na estação corrente, como vestidos, bermudas, regatas e itens de praia. Já casacos e botas podem ser guardados em local separado, com antimofo.Para alguns materiais específicos, como o couro, é desejável tirá-los do guarda-roupa a cada 30 dias, deixando a peça na sombra e em ambiente fresco. Independentemente do item, se ele tem uso e serventia esporádica, é importante que seja armazenado limpo, lembrando que as peças brancas precisam de cuidados extras para evitar o amarelamento. A regra que pode ser aplicada é: se a peça não foi usada no último ano, é sinal que está sobrando e você pode passar adiante, doando ou revendendo.
Organizar os objetos
Prancha de surfe, barraca, bicicleta, ferramentas,
quadros, móveis, entre outros, são alguns exemplos de itens que ocupam bastante
espaço e que nem sempre são utilizados no dia a dia. Uma alternativa é
armazená-los em um box, visto que a maioria dos
apartamentos não possuem espaço suficiente para guardar objetos
sobressalentes.“Assim, os ambientes do lar acabam sendo otimizados e um
'quartinho da bagunça' pode virar uma sala de estudos, um atelier ou estúdio”,
sugere a gerente.
Outro utensílio frequente no fim do ano, e que
ocupa muito espaço, é a árvore de Natal e os enfeites . Segundo Rousy, esse
item é um dos mais comuns de ser encontrado nos boxes locados.
“Com os apartamentos e as casas centrais diminuindo de tamanho, as pessoas têm
buscado alternativas para guardar seus pertences com pouca utilização. Esse é o
caso das decorações natalinas, que não precisam ocupar os espaços de casa o ano
inteiro.”
Mantenha a organização
Essa é uma tarefa que deve ser rotineira para
evitar o acúmulo de bagunça e facilitar a manutenção dos espaços. Colocar na
agenda um horário semanal e tratá-lo como compromisso é uma proposta que
funciona: não acumule tarefas. Assim, as pequenas organizações semanais tornam
o processo mais rápido e ajudam a evitar a procrastinação. “Manter a casa
organizada também facilita a limpeza diante da correria do dia a dia, já que a
pessoa não perde tempo procurando o que precisa, uma vez que os materiais
estarão guardados no lugar certo”, finaliza a gerente da Espaço A+.


Nenhum comentário:
Postar um comentário