A comunicação sempre foi um processo fundamental na interação humana. Independentemente da forma, mensagem ou do canal, é por meio dela que a troca de informações entre as pessoas acontece. Não por acaso, sua ausência ou ruídos advindos de uma estratégia mal elaborada, costumam gerar muitos problemas, podendo, inclusive, prejudicar a imagem da companhia perante os funcionários e até de outros públicos de interesse.
O desafio se tornou ainda maior desde o início da
pandemia, onde as empresas passaram a ter que se relacionar com todos à
distância, mantendo não só a comunicação como também a motivação e o
engajamento em alta, mesmo com tantas restrições. Manter o RH humanizado nesse
contexto foi ainda mais importante a fim de garantir a produtividade e as
conexões afetivas entre os públicos.
O tema é tão relevante que um estudo realizado pela
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP mostrou que a gestão
humanizada eleva o bem-estar dos funcionários em até 225% e, ainda, a dos
clientes em 240%. E, definitivamente, não existe humanização sem uma
comunicação assertiva.
Focada na simplicidade, objetividade e clareza, a
comunicação humanizada conduzida pelo RH é essencial para que os
relacionamentos e trocas de informações aconteçam de forma fluida. É ela a
responsável por fazer com que todos sigam na mesma direção, em busca de
alcançar os resultados almejados pela empresa.
Como fazer uma comunicação
humanizada no RH?
Muito antes de se tornar um funcionário, todos os
profissionais foram candidatos de um processo seletivo. E, é muito importante
que, desde então, se construa uma relação transparente, apresentando claramente
o que se espera do novo contratado e, em contrapartida, o que irá oferecer a
ele.
Nesse momento, as reclamações mais comuns são a
falta de feedback das entrevistas. A reclamação é constante, sendo
que muitos chegam a lamentar a ausência desse retorno publicamente nas redes
sociais, criando sérios prejuízos à imagem da marca empregadora.
Por outro lado, quem mantém a prática do feedback
ativo percebe o efeito positivo. Segundo dados divulgados pelo Measureology,
empresas que oferecem um retorno aos candidatos dentro de 24 a 48 horas,
apresentam um NPS positivo de 48 e 29, respectivamente. Contudo, aquelas que
atrasam esse retorno para além de 14 dias, despencam seu NPS negativamente para
cerca de -57.
E, dar esse retorno não precisa significar horas e
horas de trabalho ao RH. É possível automatizar esse feedback por
meio de soluções de comunicação digital, como o envio de um SMS ou uma ligação
via voicebot, agradecendo a participação do candidato e deixando
as portas abertas para futuras oportunidades.
Esse cuidado faz a diferença. Mesmo os
profissionais que não forem selecionados, guardarão uma imagem positiva da
empresa e poderão não apenas se candidatar novamente a outras vagas, como
recomendá-las ao seu ciclo de contatos. Isso aumenta o diferencial competitivo,
elevando o reconhecimento da marca empregadora.
Como manter a comunicação
humanizada em todos os processos?
Uma vez que entra para a empresa, o profissional
terá uma necessidade de comunicação ainda maior. Para garantir um trabalho de
qualidade, estar alinhado com os colegas e a liderança é fundamental. Isso, sem
falar na necessidade de contato permanente com clientes, fornecedores,
parceiros e tantos outros públicos estratégicos.
Nesse contexto, a automação dos processos de
comunicação se torna de grande valia, garantindo que todos recebam a mesma
mensagem e de forma simultânea, evitando equívocos de interpretação ou mesmo
acusações de privilégios. Tanto interna quanto externamente, o uso de canais
conversacionais diversos, modernos e ágeis, permite um relacionamento mais
próximo entre as partes, fortalecendo a conexão entre todos.
Muito além de facilitar a comunicação, as ações
humanizadas organizadas pelo RH reforçam os princípios e valores da empresa,
contribuindo imensamente para a satisfação de todos os seus stakeholders.
A automatização vem, justamente, para facilitar esse processo, eliminando
erros, evitando ruídos e personalizando as mensagens para cada público no seu
canal de comunicação preferido. Esse cuidado salienta o posicionamento da marca
e os laços entre os públicos.
A humanização no RH precisa ter uma conexão de
ponta a ponta. Muito além de um departamento de apoio, suas responsabilidades
são estratégicas para a disseminação da cultura, promoção de uma comunicação
fluida e busca constante por transparência. Valores que, com a chegada da
pandemia, ganharam ainda mais importância para uma gestão eficaz do negócio.
Ainda temos um longo caminho a percorrer e muitas
melhorias a serem feitas. Mas, seguindo os passos e aprendizados conquistados
até o momento, os investimentos constantes na humanização no RH podem trazer
feitos enormes para o mercado – com profissionais cada vez mais motivados,
fornecedores satisfeitos, clientes cativos e uma imagem muito mais forte
perante o mercado como um todo.
Camila Paiva - Diretora de Gente e Gestão
da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS,
e-mail, chatbots e RCS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário