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Podcaster mostra passo a passo para entrar com tudo no mundo dos conteúdos em áudio
Um podcast pode ser um caminho poderoso de
comunicação. Uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil, associação que representa
o mercado de publicidade digital no País, em parceria com a Offerwise,
fornecedora global de consumer insights, mostrou que, em 2021, 76% dos
entrevistados criaram hábitos para o consumo de conteúdos em áudio – sendo que
em 2019, esse número era de 40%, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência de
mesma metodologia.
No segundo ano de pandemia, Rodrigo Alencar, fundou
o podcast CTO Talks com o objetivo de treinar e incentivar futuros CTOs(Chief
Technology Officer) e líderes técnicos no Brasil. “A ideia do canal surgiu por
ser um meio simples e dinâmico de democratizar o conhecimento que eu estava
tendo em conversas com os especialistas da área, o que, por sua vez, me ajudou
a construir uma lista de seguidores que conheceram o podcast e gostaram e
confiaram em mim. Hoje, eu consigo compartilhar minhas ideias, pensamentos e
soluções em um formato facilmente consumível”, ressalta.
Pensando nas marcas e pessoas que querem aproveitar
esse recurso e tem o desejo de se tornar um podcaster, Rodrigo listou cinco
dicas para começar o seu próprio canal:
Escolha o seu nicho
Decidir por um tema específico dentro de um mercado
com necessidades e hábitos específicos pode ser um diferencial. Para Rodrigo, a
temática foi definida pela dificuldade que sentia ao buscar informações de como
ele próprio poderia se tornar um CTO. “Como estudante e profissional de
tecnologia sempre tive o desejo de empreender. Pesquisando, vi que na maior
parte das vezes os cofundadores técnicos de startups eram chamados de CTOs.
Porém ao buscar mais sobre essa posição, como skills e
experiências necessárias, não encontrei muitas informações que deixavam claro o
caminho que eu deveria percorrer”, explica.
Crie uma lista de convidados potenciais
A escolha dos convidados para o seu novo canal vai
depender do conteúdo proposto, do público e do objetivo com a entrevista. Os
primeiros convites podem não ser fáceis, mas Rodrigo dá a dica: “Antes da
primeira abordagem, estude o perfil do expert e entenda como essa troca poderá
agregar para ambos. A melhor maneira é preparar uma boa argumentação e mostrar
o propósito do podcast. Além do e-mail, o Linkedin pode ser um ótimo ponto de
contato por se tratar de uma rede social voltada para network e atividades
profissionais. Mas lembre-se: a melhor estratégia é seguir seus potenciais
convidados por um tempo e entender um pouco mais sobre ele por meio de suas
postagens.
No último
episódio do CTO Talks, Rodrigo recebeu Izabela
Anholett, CTO na Exame, que migrou da área de administração para o mundo
tech. A executiva compartilhou como foi a sua trajetória até se tornar CTO em
um grande veículo de circulação nacional especializado em Economia, Negócios,
Política e Tecnologia.
Criação de conteúdo
O próximo passo é elaborar um planejamento sobre o
conteúdo e definir os temas, sugestões de convidados e frequência de lançamento
de novos episódios. Além disso, a cada entrevista, criar um roteiro pode ajudar
no desenrolar da conversa e também na hora da edição. “No modelo de ‘talk
show’, você pega “emprestado” a experiência que outras pessoas têm para
oferecer. Por isso, criar um briefing com informações básicas sobre a
entrevista, como por exemplo, dia e horário, além das perguntas que podem nortear
a conversa é uma ótima saída. Com esses dados em mãos, o participante - que
pode não ter muita experiência com entrevistas - se sentirá ainda mais seguro e
à vontade para o bate-papo”, afirma Rodrigo.
Equipamento de gravação
O podcast é uma das maneiras mais econômicas de
levar informação a um público. Com investimento de tempo e pouco dinheiro,
Alencar afirma que para começar o seu próprio canal é preciso de um computador,
um bom microfone e uma conta em um site de hospedagem de podcast online. “Mais
tarde, se achar necessário, poderá investir e desenvolver materiais cada vez
mais relevantes e de qualidade para a sua audiência”, ressalta.
Ferramentas de criação e edição
Hoje em dia existem diversas plataformas que
hospedam podcasts. Rodrigo indica a plataforma de edição e distribuição do
Spotify, Anchor. Além de gratuita, a
ferramenta facilita a criação e publicação de episódios. “Para gravar,
recomendo a RiverSide.fm, que permite fazer
gravações de alta qualidade com diversas funções”, destaca o especialista.
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