Pesquisar no Blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

"Curadores de qualidade": médicos de laboratórios exercem papel fundamental na avaliação de pacientes

No Dia do Médico, especialista do Frischmann Ainsengart explica a atuação dos profissionais nos laboratórios.

 

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC-ML) estima que 70% das decisões médicas são baseadas em resultados de exames laboratoriais. Exames de imagens e de análises clínicas oferecem informações que levam à prevenção, ao diagnóstico e ao prognóstico de doenças. Eles podem apoiar na avaliação dos riscos que cada paciente tem de desenvolver problemas de saúde e definir tratamentos menos invasivos.

Por trás do resultado do exame, existe uma equipe formada por médicos, bioquímicos e biomédicos que trabalha diuturnamente para entregar qualidade e acuracidade. Além disso, a equipe médica dos laboratórios e da radiologia atua apoiando os prescritores em discussões de casos e dúvidas técnicas sobre os exames e hipóteses diagnósticas. É o que explica a diretora médica dos laboratórios que integram a Dasa na Região Sul, doutora Myrna Campagnoli.

"O principal papel do médico na atuação em laboratórios é avaliar se existe coerência clínica entre os resultados e auxiliar na avaliação de todas as discordâncias de resultados, ou seja, quando o médico ou paciente sinalizam que aquele resultado não é compatível com a situação clínica", esclarece a especialista, que está à frente do Laboratório Frischmann Ainsengart, em Curitiba (PR). Vale lembrar que o médico dentro do laboratório não realiza atendimento clínico e possui atuação exclusiva de orientação e de direcionamento para o colega que solicitou o exame, ou para um profissional da especialidade que está conduzindo o quadro.


Exames de análises clínicas e imagens

Segundo a doutora, a assessoria médica dentro dos exames de análises clínicas tem um papel importante na discussão de casos clínicos com o prescritor, nas sugestões de exames complementares não habituais e no auxílio para a interpretação de fluxogramas de diagnóstico e de resultados de exames. "Resultados muito alterados e de valores críticos, que representam risco de vida para o paciente, sempre são avaliados pelo médico do laboratório", esclarece Myrna.

Já na radiologia, o médico que realiza e lauda os exames pode ainda emitir opinião sobre as hipóteses diagnosticas e informar características ou achados que não estejam completamente descritos no laudo fornecido e que podem ser importantes para o diagnóstico.


Suporte médico na vacinação

O papel do médico nos laboratórios também é relevante na vacinação, principalmente no cuidado das reações vacinais. Doutora Myrna explica que algumas vacinas produzem reações locais de grande intensidade. "Nosso papel é tranquilizar o paciente, avaliar a reação e demonstrar que ela é normal e, muitas vezes, até benéfica", aponta.


Atuação ética

Um dos pontos que merece destaque no trabalho do médico dentro do laboratório, de acordo com Myrna, é a atuação ética: "Respeitamos integralmente a solicitação médica, a conduta e a indicação dos exames feitas pelos médicos do paciente. Nosso papel é o de fazer a discussão clínica quando somos procurados e em casos críticos", esclarece. "A atuação do médico no laboratório é baseada em preceitos éticos de não-interferência na conduta do colega e dentro das nossas áreas de atuação", continua.

"Enxergo os médicos de laboratório como curadores de qualidade. Temos condições de avaliar e transitar por várias etapas da realização de exames e aplicação de vacinas em busca das melhores práticas, desde o momento do atendimento, até a coleta, as metodologias utilizadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados