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sábado, 9 de outubro de 2021

Campanha “Amiguinhos de Pele” alerta sobre o impacto da dermatite atópica em crianças

Projeto derivado da iniciativa Amigos de Pele tem linguagem e iniciativas pensadas especialmente para o público infantil e seus cuidadores

 

A Sanofi Genzyme, unidade de negócios da Sanofi focada em doenças de alta complexidade, acaba de lançar o projeto “Amiguinhos de Pele” para conscientização da dermatite atópica entre crianças e seus cuidadores. Derivado da campanha “Amigos de Pele”, o novo projeto apresenta bonecas e bonecos de pano hipoalergênicos caracterizados por lesões típicas da dermatite atópica, além do livreto infantil “As Aventuras de Carlota no Reino da Dermatite Atópica”, escrito por Fernanda Suaiden e ilustrado por Lariane Casagrande.

O livro narra as aventuras e descobertas da personagem Carlota, uma menina guerreira e corajosa que, com ajuda de um médico especialista, desvenda o mistério das “marquinhas” presentes tanto na sua pele, quanto na pele da boneca Bitoca. Ao longo da história, Carlota e sua fiel escudeira combatem a falta de conhecimento sobre a condição, o preconceito e o temido dragão Bullying, na companhia de seus amiguinhos de reinos vizinhos. 

Bitoca é representada pelas bonecas com dermatite atópica, que foram desenvolvidas pela Associação CasAzul – organização sem fins lucrativos criadora do Projeto Bonecar, que consiste na confecção de bonecos de pano para serem utilizados como instrumentos terapêuticos ou de incentivo à saúde. Para a parceria com a Sanofi Genzyme, foram produzidos 80 bonecas e bonecos com diversos tons de pele, cabelos e roupinhas unissex, para envio a líderes de opinião digitais e associações de pacientes, a fim de disseminar conhecimento sobre a realidade das crianças que vivem com dermatite atópica e podem sofrer com a doença em seu cotidiano. Celebridades como Hugo Gloss, Thaeme Mariôto, Fernanda Rodrigues, Bianca Bin, Sthefany Brito e Regiane Alves se engajaram com a campanha e compartilharam as mensagens de conscientização em suas redes sociais.

“Por meio desse projeto, queremos estender o trabalho de conscientização da dermatite atópica para contemplar também o público infantil e seus responsáveis. As crianças precisam conhecer a dermatite atópica, tanto pela possibilidade de receberem o diagnóstico da doença, quanto pela necessidade de normalizar a condição caso um amiguinho da escola apareça com as lesões na pele”, afirma Ana Kattar, diretora da Unidade de Negócios de Imunologia da Sanofi Genzyme.

Amiguinhos de Pele faz parte da campanha Amigos de Pele, que visa a fomentar a divulgação de informações científicas de qualidade sobre a dermatite atópica por meio de depoimentos de pacientes e conteúdos audiovisuais, disponíveis gratuitamente no site Entenda a Dermatite Atópica. O projeto conta, ainda, com apoio da associação Crônicos do Dia a Dia, que busca ajudar pessoas que convivem com doenças crônicas a terem uma vida com mais qualidade, por meio da informação.

O livro As Aventuras de Carlota no Reino da Dermatite Atópica em formato digital pode ser acessado gratuitamente em: www.entendadermatiteatopica.com.br.


Sobre o Amigos de Pele

O projeto Amigos de Pele tem o objetivo de apoiar pacientes com dermatite atópica, além de familiares e amigos e integra uma série de ações de conscientização sobre a doença realizadas desde 2017 pela Sanofi Genzyme. Por meio da divulgação de histórias reais e de informações médicas sobre a doença, a campanha auxilia no compromisso da companhia de promover a educação sobre temas de saúde no Brasil.


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