Adotada por 58% das entrevistadas, pílula é método contraceptivo mais usado no país; levantamento revela que 43% das mulheres desejam saber mais sobre cada método e suas diferenças
Pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano pelo
Instituto Ipsos, por encomenda da farmacêutica Organon,
revela
que a falta de conhecimento é o principal motivo para as brasileiras não
planejarem sua vida reprodutiva. Foram entrevistadas 450 mulheres de todas as
classes sociais e regiões do país. O resultado: 52% delas usam algum
método contraceptivo, mas só 13% afirmam ter domínio pleno de planejamento
reprodutivo.
De
acordo com o trabalho, 51% das brasileiras dizem já ter ouvido falar em
planejamento reprodutivo, mas consideram não saber o suficiente sobre o tema.
Já 36% admitem não ter nenhum conhecimento do assunto. Os números ganham
relevância na semana do Dia Mundial da Contracepção: 26 de setembro, próximo
domingo, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde e divulgado em
mais de 140 países pela Organon.
“Muitas mulheres do Brasil
escolheram a maternidade de forma autônoma e consciente. Viva elas! Outras não.
Muitas e muitas brasileiras foram privadas de escolhas, muitas engravidaram
ainda adolescentes, abandonaram a escola e se viram mães ainda meninas”, diz a
dra. Ana Tereza Derraik Barbosa,
ginecologista, obstetra e mestre em Saúde da Família.
O levantamento mostra que o método
contraceptivo mais utilizado pelas brasileiras é a pílula oral (58%), seguido
do preservativo (43%), que é o meio mais comum entre as entrevistadas que usam
mais de um tipo de contraceptivo. Na sequência, vem o DIU de cobre (8%) e
a injeção mensal (6%). A contracepção natural – tabelinha, coito interrompido e
temperatura corporal – é o recurso de 6% das mulheres entrevistadas e a
laqueadura, de 4%.
Segundo a pesquisa do Ipsos, 43%
das mulheres entrevistadas desejam ter mais informações sobre cada método e
suas diferenças. Além disso, 45% querem que os métodos sejam mais acessíveis e
50% gostariam que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecesse mais opções de
contraceptivos.
Lançado em 2010, o Dia Mundial da
Contracepção mobiliza empresas e organizações que promovem a saúde de meninas e
mulheres ao redor do planeta. A Organon é uma das companhias globais que
difunde a data. Desde sua fundação, em 1923, a companhia desenvolve pesquisas e
medicamentos contraceptivos femininos e está globalmente comprometida em promover conscientização sobre
planejamento reprodutivo e contracepção para contribuir para a redução de
gestações não planejadas.
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