Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Prazo para solicitação do Bolsa do Povo Educação e inscrições para escolas públicas vai até sexta-feira (17)

Operacionalizado pela Prodesp, o Bolsa do Povo é o maior programa social da história de SP; para os interessados em ingressar na rede pública de ensino, a opção é agendar data e horário nas unidades do Poupatempo 

 

As inscrições para quem deseja ingressar em escolas públicas estaduais, procedimento que pode ser feito nos 85 postos do Poupatempo no Estado, mediante agendamento, vão até esta sexta-feira, dia 17 de setembro. Na mesma data, se encerra o prazo para quem deseja se inscrever no programa Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes, que tem como objetivo evitar a evasão escolar de alunos do ensino médio em situação de pobreza.   

Operacionalizado pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – e sob gestão da Secretaria da Educação do Estado, o Bolsa do Povo - Ação Estudantes prevê o pagamento de até R$ 1 mil a alunos do ensino médio em situação de vulnerabilidade social e deve atender 300 mil estudantes em situação de pobreza extrema.  

"A união de todos os órgãos em prol da Educação, mostra o compromisso do Governo do Estado com este tema e evidencia que manter os alunos na escola é uma prioridade de toda a sociedade", avalia o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares.  

Para se inscrever no programa, é preciso acessar o portal www.bolsadopovo.sp.gov.br, clicar na opção Educação - Estudantes, e preencher o número do Registro do Aluno (RA). Outra opção é utilizar o atalho, disponível no aplicativo Poupatempo Digital, acessando na aba Serviços. 

“Este momento de retomada das atividades escolares presenciais, possível por conta do avanço da vacinação no Estado, é crucial para o acolhimento dos alunos pela escola e o combate da evasão escolar. A Prodesp e o Poupatempo se orgulham deste esforço em parceria com a Secretaria Estadual da Educação”, destaca o presidente da Prodesp, André Arruda. 


Inscrição de matrícula escolar 

Aqueles que desejam ingressar na rede pública estadual de ensino, os postos do Poupatempo, em parceria com a Secretaria da Educação, são mais uma opção para solicitar novas matrículas.    

Para ser atendido no Poupatempo, é preciso agendar data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou em totens de autoatendimento e escolher uma das 85 unidades do programa. Outras opções são as escolas estaduais e diretorias de ensino.   

No dia e horário marcados, basta comparecer à unidade escolhida com o RG ou a Certidão de Nascimento e o comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado.   

Após o atendimento, o cidadão receberá um protocolo, com o qual poderá consultar as vagas disponibilizadas no site da Secretaria Escolar Digital – sed.educacao.sp.gov.br. A efetivação da matrícula se dará somente após análise da documentação na escola indicada pela Secretaria da Educação.   

 

Rematrícula 

Para a realização da rematrícula, a solicitação deve ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP ou pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED). Este é o terceiro ano de parceria entre Poupatempo e Secretaria da Educação, que já totaliza mais de 36 mil atendimentos, destes, cerca de 1 mil foram intenções de matrículas. Para mais detalhes sobre a matrícula escolar do ano letivo 2022, basta consultar o site da Educação (sed.educacao.sp.gov.br).  

 

Bolsa do Povo 

O maior programa de assistência social da história do Estado, o Bolsa do Povo é operacionalizado pela Prodesp e foi desenvolvido para unificar programas estaduais de transferência de renda, simplificando o compartilhamento de informações, além de criar novos benefícios e facilitar o repasse dos valores à população elegível para cada um dos sete eixos de amparo. A previsão é de que mais de 2 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social sejam beneficiadas pelo programa.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados