Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Escola e o futuro da sala de aula conectada

Sistemas, games educativos e aplicativos do ensino remoto permanecem com retorno às aulas presenciais. É o que estamos constatando. Com a retomada das aulas presenciais nas escolas e universidades brasileiras, muitos mecanismos adotados durante o ensino remoto - ampliado pela pandemia - já passam a incorporar o currículo escolar. Como diretor de educação e tecnologia da Universidade americana - Ambra University - acredito que será impossível frear o hibridismo da educação a partir de agora.

Instituições de ensino brasileiras estão seguindo a lógica adotada em outros países e passaram a implementar atividades em modelo híbrido de ensino (junção de ferramentas do ensino online e presencial) no currículo escolar. Plataformas digitais, aplicativos e games educacionais que foram incorporados pelas escolas e universidades com o ensino remoto seguem sendo utilizados mesmo com a volta das aulas presenciais.

Com mais de 15 anos de experiência e à frente da Ambra University - universidade totalmente online - acredito que a pandemia forçou o uso da tecnologia e acelerou transformações nas salas de aula e nas metodologias do ensino em todo o mundo. O que é irreversível e já trouxe no curto prazo o perfil mais híbrido à educação mundial. Há mais de 10 anos formamos em português e online brasileiros interessados em obter o diploma americano remotamente.

Ao longo desse tempo pudemos experimentar diversas ferramentas digitais para aprimorar o processo metodológico e de aprendizagem. É muito bom observar que as escolas e universidades presenciais estão perdendo o antigo preconceito e aderindo às novas tecnologias para melhorar o ensino.

Pesquisa recente com Dirigentes Municipais de Educação em todo Brasil, em mais de 4.472 municípios do país mostrou que 96% destes municípios (77% do total), já aplicam recursos do ensino remoto para ajudar na recomposição pedagógica do ensino durante a Pandemia. O ensino online salvou o ano letivo de 2020 e está ajudando a salvar o ano letivo de 2021. O ensino via internet foi o responsável pela não perda do total do ano letivo durante a pandemia.

Recursos como videoaulas gravadas, plataformas online para interação, aulas online e ao vivo, além de outras ferramentas online estão ajudando as escolas e universidades brasileiras a manter a qualidade do ensino durante o período de pandemia quando não podíamos ter aulas presenciais. O ensino via internet é irreversível, inclusive por que já está se adaptando às salas de aula.

Estamos de fato contemplando o hibridismo da educação mundial e devemos atentar para esse momento. É preciso investir em internet, em acessibilidade e treinamentos para garantir que o futuro da educação chegue também para todos os brasileiros. Não há mais espaço para antigos preconceitos com relação aos benefícios do ensino remoto na formação de pessoas.

 

Alfredo Freitas - pós-graduado em 'Project Management' pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados