Pesquisar no Blog

sábado, 14 de agosto de 2021

SAIBA COMO OS SONHOS TÊM SIDO INFLUENCIADOS PELA PANDEMIA

Freepik
Se você achava que viver durante a pandemia era um pesadelo acordado, imagine como tem sido nos sonhos. É fato que muitos de nós tivemos pesadelos vívidos e assustadores durante o pior da pandemia. Dependendo do nosso nível de trauma, os pesadelos podem ser ainda mais terríveis.

De acordo com o psicólogo Alexander Bez, as preocupações, medos, receios que foram impostos pela ansiedade que a pandemia causou acabou também gerando dificuldades na ação de dormir e levando à pesadelos. “O significado psicológico desses sonhos, são principalmente as reflexões diurnas de todos os desastres que temos enfrentado nesse período (físicos, mentais, emocionais).” – destaca.

Outro fator emocional que desencadeia esses pesadelos pandêmicos, segundo o especialista é o medo eminente que ainda temos por conta do vírus, aumentando a nossa dificuldade ao dormir e chegando a levar à insônia, como muitos profissionais da saúde tem enfrentado. Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP analisou 4.384 profissionais de saúde e revelou que 41,4% deles apresentaram queixas de insônia ou piora desse quadro durante a pandemia. O estudo também observou um aumento de 13% no número de tratamentos medicamentosos para insônia entre os profissionais.

Dessa forma, Bez explica que as manifestações noturnas pandêmicas têm exercido uma poderosa força negativa nas pessoas. “É por isso que é comum que mais pessoas tenham tido sonhos agoniantes durante o pior período da pandemia e até mesmo agora. Inclusive, pessoas mais emocionais tendem a apresentar mais sintomas nesse sentido” – pontua.  Por isso o especialista dá algumas dicas para ajudar a melhor as noites de sono: 

1.   Níveis altos de ansiedade e estresse favorecem os transtornos do sono, por isso antes de se deitar, procure fazer alguma atividade relaxante como meditação e Yoga para dormir. Alongamentos leves ajudam a relaxar; 

2.   Adapte a climatização do seu quarto às estações do ano, tendo assim um conforto atmosférico melhor para descansar; 

3.   Procure não ter luz no ambiente do seu quarto. A luz arruína a melatonina, reduzindo a finalidade desse hormônio natural do sono, produzido pelo organismo; 

4.   Se for possível, evite ruídos ao dormir; 

5.   É recomendável diminuir a visualização de notícias sobre a pandemia ou filmes pesados de suspense e terror; 

6.   Prepare confortavelmente seu espaço para dormir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados