Pesquisar no Blog

domingo, 22 de agosto de 2021

Saiba como cuidar das mãos e unhas durante a pandemia e inverno

Hidratação após higienização com álcool gel 70% e utilização de luvas para manuseio de produtos de limpeza são dicas para tratar e recuperar essas áreas

 

O inverno, estação mais seca do ano, traz com ela o ressecamento natural da pele já que, com a temperatura mais baixa, a transpiração diminui impactando diretamente na baixa produção do hidratante corporal natural (manto hidrolipídico). Além disso, o uso excessivo do álcool gel 70% como medida preventiva para evitar a propagação do vírus que transmite o vírus causador da Covid-19 e outros produtos de limpeza como hipoclorito de sódio, por exemplo, fazem com que seja necessário triplicar os cuidados para amenizar o ressecamento de áreas como mãos e unhas.

Então, o que fazer para tratar dessas regiões da forma correta, sem deixar de se proteger nesse período de pandemia? Sandra Lúcia Fernandes Rodrigues de Oliveira, docente da área de beleza e estética do Senac São Paulo, listou algumas dicas de como tratar e prevenir o ressecamento. Confira:


Utilize o álcool gel 70%, mas potencialize a hidratação

A principal ação do álcool gel 70% é retirar a camada de gordura que protege e hidrata a pele para eliminar qualquer tipo de vírus, incluindo o causador da Covid-19. Portanto, potencializar o uso de cremes hidratantes específicos para recuperar a perda excessiva dessa gordura natural é algo simples que pode trazer bons resultados.


Não economize na hidratação

O uso de hidratantes específicos para mãos e pés diariamente sempre foi suficiente para a hidratação dessas áreas. Mas hoje, com o uso excessivo do álcool gel 70%, fez com que o ressecamento se tornasse um problema ainda mais frequente. Sendo assim, é necessário aplicar creme nas mãos diversas vezes ao dia, só assim é possível recuperar a oleosidade perdida. Além disso, o protocolo de hidratação indica que, a cada dez dias, seja feito o uso de esfoliante e hidratante para potencializar o resultado.


As unhas também precisam de atenção e cuidado

Assim como as mãos e os pés, as unhas também necessitam de cuidados que geralmente são esquecidos. O uso diário de ceras de hidratação e óleos para massagear unhas e cutículas ajuda muito na reposição da água perdida, evitando o ressecamento e rachaduras. Outra dica que também auxilia na recuperação é dar um descanso periódico no uso de esmaltes.


Utilize luvas durante o manuseio de produtos de limpezas

Outro fator que implica no aumento do ressecamento da pele é a utilização constante de produtos de limpeza, geralmente produzidos com composições químicas agressivas para a pele, sem a proteção adequada. Para evitar isso, use luvas durante o manuseio, evite colocar as mãos diretamente nos produtos e, após a limpeza, hidrate as mãos.


Se possível, escolha um álcool gel 70% que tenha hidratante na composição

Tudo indica que a higienização das mãos com álcool 70% ainda deverá ser feita um tempo. Sendo assim, se possível, escolha uma versão que seja menos prejudicial para as mãos e unhas. Atualmente, existem opções disponíveis que possuem hidratantes em sua composição e são igualmente eficazes, porém mais caros que os convencionais. De qualquer forma, a utilização de hidratante após a higienização com álcool gel 70% já ameniza o problema.

 


Sandra Lúcia F. R. de Oliveira - formada em Serviço Social pela Universidade Católica de São Paulo - PUC, depois se especializou em Beleza e Estética pelo Senac São Paulo e atua na área há 21 anos. Atualmente, é docente nessa área na unidade do Senac Tatuapé - zona leste da capital paulista.

 

Senac São Paulo

https://www.sp.senac.br

https://www.sp.senac.br/nossa-historia-75-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados