Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Por que praticar mindfulness na escola e em casa? Veja dica

 Foto de banco de imagens
Especialista ensina como as técnicas podem ajudar pais e alunos, principalmente diante dos sentimentos de incerteza e medo causados pela pandemia


Mindfulness é um conjunto de práticas que auxiliam a focar no momento presente, o que pode contribuir para diminuir as angústias associadas ao pensamento excessivo do passado e também a reduzir ansiedades pelo que virá. Os exercícios ajudam a estarmos mais conscientes da experiência do momento presente e têm sido utilizados com sucesso em algumas instituições de ensino com resultados animadores.

Mas quais são os reais benefícios da meditação para as crianças, adolescentes e seus familiares? Esta é uma pergunta comum e quem a faz muitas vezes espera respostas evasivas e pouco objetivas. Entretanto, quando se trata de mindfulness, os resultados são concretos e mensuráveis, pois a base é científica e tem na neurociência um de seus mais importantes pilares.

Uma pesquisa realizada pela Mindful Schools com 937 crianças e 47 professores em escolas de Oakland, na Califórnia, mostrou que com a prática, 90% dos alunos relataram diminuição do estresse e os professores notaram uma melhoria no equilíbrio emocional, na capacidade de foco e na participação em sala de aula, além de uma maior compaixão nas atitudes desses estudantes.

Na Sphere International School , rede de escolas inovadoras e internacionais, as práticas de mindfulness são realizadas desde 2018 entre alunos e professores. Eles têm aprendido a controlar a agitação, a ansiedade e a distração, contribuindo para seu próprio autoconhecimento e reconhecimento de emoções.

Confira abaixo algumas dicas de Daniela Degani, da MindKids, parceira da rede de escolas Sphere, que leva a meditação mindfulness para alunos, professores e pais, sobre as vantagens em se praticar as técnicas no ambiente escolar e em família, principalmente agora com a pandemia:

* Famílias mais unidas e satisfeitas - Uma pesquisa apontou que pais e mães que praticaram mindfulness por um ano sentiram-se mais satisfeitos e bem-sucedidos em seus papéis parentais, mesmo não tendo aprendido nenhuma habilidade especificamente relacionada à criação dos filhos. Os filhos também sentiram os efeitos positivos de terem pais que meditam: aumentam a sociabilidade.

* Crianças mais focadas, empáticas e compassivas: para as crianças, a prática de mindfulness ajuda a cultivar habilidades para a vida como: capacidade de foco, de atenção e de concentração. Além disso, são estimuladas soft skills como a empatia e a compaixão, características que, inclusive crianças pequenas ao meditar, podem exercitar.

* Professores como difusores das técnicas - em sala de aula, todos podem ganhar com a meditação. Os professores, ao praticarem, sentem os benefícios em si próprios. A partir daí, podem estender esse aprendizado para os estudantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados