Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de junho de 2021

6 atividades para brincar durante a pandemia

A Neuropsicopedagoga Lidiane Leite recomenda 6 brincadeiras que respeitam o distanciamento social.

 

Segundo a neuropsicopedagoga Lidiane Leite, em tempos de pandemia, incentivar atividades e brincadeiras é essencial para o desenvolvimento das crianças. “As brincadeiras contribuem para que as crianças desenvolvam a confiança, a fala, a coordenação motora e o raciocínio lógico, ou seja, brincar ajuda a desenvolver o cérebro, especialmente nos primeiros anos de vida.“ 

De acordo com Lidiane Leite, as crianças precisam obter experiências multissensoriais na primeira infância.“Para as crianças conseguirem criar novas conexões, reforçarem as existentes e construírem circuitos neuronais, elas vão precisar de novos desafios, novas experiencias e novos estímulos em seu cotidiano. A brincadeira é primordial, porque integra os sistemas sensorial, motor, social, cognitivo e emocional.“ 

Ainda de acordo com Lidiane, mesmo em casa, em isolamento, as crianças precisam brincar. “Muitas vezes os espaços são pequenos, mas isso não pode ser motivo para ficar parado ou deixar as crianças vendo TV ou navegando na internet. Brincar é importante para a construção do cérebro e precisa ser estimulado pelos  pais.“ 

A Neuropsicopedagoga Lidiane Leite recomenda para os pais e educadores 6 brincadeiras que potencializam o cérebro das crianças e que respeitam o distanciamento social.

 

1 - Peteca

2 - Bambolê

3 - Vai e vem

4 - Adivinhas  

5 - Mímicas

6 - Pular corda

 

“O brincar além de promover alegria, autoestima e autoconfiança, contribui na manutenção da estabilidade física e emocional das crianças“, finaliza neuropsicopedagoga Lidiane Leite.

 

 

Lidiane Leite - Jornalista, pedagoga e neuropsicopedagoga. Atualmente está cursando pós-graduação em psicomotricidade. Possui vários cursos de aperfeiçoamento na área da Educação e da Psicologia. Atualmente, faz avaliações e intervenções no seu consultório. Ministra palestras e cursos sobre educação e comportamento infantil. Escreve artigos e é autora dos livros-caixinhas "Cadê o Resultado?", "Stop""Certo ou Errado""Qual não tem Par?" e o "O que eles têm comum?", todos publicado pela Editora Matrix. 

Site:lidianeleite.com.br -  Instagram: @lidiane_neuropsicopedagoga 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados