Pesquisar no Blog

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Dia dos Namorados: dinheiro é um dos principais causadores da desunião

A questão financeira é a culpada pela maioria dos divórcios, isso segundo inúmeras pesquisas já feitas em todo o mundo. Os casais que ganham bem se separam por causa das divergências sobre o destino dos investimentos ou dos gastos excessivos, e os que ganham mal, se separam pela falta de renda. Há ainda o caminho do meio, que pode ser o pior deles: manter uma relação não saudável só porque um depende financeiramente do outro. Para Gláucia Coutinho, especialista em educação financeira, planejamento e investimentos, o comportamento financeiro é a prisão dos relacionamentos.

Gláucia explica que a liberdade pessoal está, necessariamente, atrelada a liberdade financeira. "Para escolher onde mora, o que come, onde trabalha, o que veste, para onde viaja e o ciclo de pessoas que convive e estar - ou não - dentro de uma relação tem a ver com o dinheiro", afirma.

Se são as cifras que abrem os cadeados da vida, a saída é encontrar as chaves e abri-los com inteligência através da educação financeira.

"É natural do ser humano deixar o lado emocional falar mais alto do que o racional e em geral, homens e mulheres possuem diferenças comportamentais que os guiam para gastos e investimentos de maneiras diferentes - é aí que mora os grandes conflitos", revela.

Gláucia ensina uma verdadeira faxina financeira, para fechar de vez as torneiras dos gastos extras, usando a psicologia econômica e da mudanças de hábitos que impedem a alegria de muitas relações. "A incompatibilidade de objetivos entre um casal pode por fim a uma relação duradora. É muito importante ter consciência financeira, olhar para as contas, anotar o que entra e que sai dentro de uma casa e mais do que isso: encontrar a autonomia e a liberdade financeira dos dois - só assim uma relação será livre para estar - ou não - presa a uma aliança", finaliza.

 

 

Gláucia Coutinho  - Advogada por formação, trabalhou por 15 anos nas áreas jurídicas e de recursos humanos em multinacionais e grandes empresas no setor portuário.  É especialista em Educação Financeira, com MBA em Investimentos e Private Banking e trabalho com Mentorias e Cursos na área de organização, planejamento e investimentos, exclusivamente para o público feminino.

https://www.glauciacoutinho.com.br

Instagram: @glauciacoutinho.oficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados