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terça-feira, 1 de junho de 2021

Como se comportam os consumidores nas datas comemorativas Próximo ao Dia dos Namorados, especialista em consumidor

 

Divulgação
Mesmo afastados pela pandemia e a indicação do isolamento social, o consumidor no Brasil tem mantido as tradições e apostaram no e-commerce para celebrar o Dia das Mães 2020 e 2021 e o Dia dos Namorados promete não ser diferente, mesmo com vários lugares em flexibilidade o medo induz o grande crescimento do comércio eletrônico.

 

Com um crescimento de 117% em 2020, com relação a 2019, o e-commerce impulsionou o faturamento durante o Dia das Mães, segundo a pesquisa do SPC - *Instituição Boa Vista – SCPC (Serv. Central de Proteção ao Créd., abrangência nacional), o ticket médio teve queda, mesmo assim conseguimos ver a confiança do consumidor no ambiente online.

As vendas no varejo tradicional brasileiro durante a semana do dia dos namorados em 2020 tiveram queda de 27,8% em relação mesmo período de 2019 – porém o faturamento no comércio online cresceu 120% em relação ao mesmo período de 2019 – conseguimos assim mapear que o brasileiro em todas as faixas de idade e condição social passaram a usar o comércio eletrônico. Vejam que até o auxílio emergencial deu preferência para recebimentos via online (mobile app – claro que isso pode ser uma ideia não tão inteligente para o público menos favorecido, por condições de internet e aparelhos, mas não é o foco do nosso assunto e mesmo assim nos mostra uma tendência para mobilidade)

Os itens que o Brasileiro aponta como possíveis para presentear neste período de dia dos namorados, segunda essa pesquisa são roupas, calçados, cosméticos e perfumes (vejam que são produtos de ticket médio relativamente baixos – por conta da onda de baixa na economia do país) se fala menos em bens duráveis e eletrônicos que em outros períodos mais aquecidos financeiramente.

Em meio às transformações nos valores e no comportamento dos consumidores, novas tendências e prioridades surgem em 2021, os consumidores possuem hoje mais cautela com gastos e tentam manter uma reserva, pois o momento não nos mostra que o país está surfando em boa onda, visto o desemprego e a crise mundial.

Notamos também uma mudança nos valores, as pessoas buscam hoje por marcas que nos ajudem a fazer do mundo um lugar melhor, com menos lixo, mais saudável. A demanda por conveniência, agilidade e principalmente flexibilidade na hora de comprar hoje é uma crescente no comportamento do consumidor.

O que também é uma tendência no comportamento para o futuro pós pandemia são as experiências conectadas, onde o consumidor junta o mundo físico e o virtual, como uma experiência única. Estamos preparados para esse novo consumo? As empresas que não estiverem vão sair atrás na preferência do consumidor.

 


Fátima Bana - especialista em Marketing pela University Of Califórnia

 

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