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Com
um crescimento de 117% em 2020, com relação a 2019, o e-commerce
impulsionou o faturamento durante o Dia das Mães, segundo a pesquisa do
SPC - *Instituição Boa Vista – SCPC (Serv. Central de Proteção ao Créd., abrangência
nacional), o ticket médio teve queda, mesmo assim conseguimos ver a
confiança do
consumidor no ambiente online.
As
vendas no varejo tradicional brasileiro durante a semana do dia dos namorados
em 2020 tiveram queda de 27,8% em relação mesmo período de 2019 – porém o
faturamento no comércio online cresceu 120% em relação ao mesmo período de 2019
– conseguimos assim mapear que o brasileiro em todas as faixas de idade e condição
social passaram a usar o comércio eletrônico. Vejam que até o auxílio
emergencial deu preferência para recebimentos via online (mobile app – claro
que isso pode ser uma ideia não tão inteligente para o público menos
favorecido, por condições de internet e aparelhos, mas não é o foco do nosso
assunto e mesmo assim nos mostra uma tendência para mobilidade)
Os
itens que o Brasileiro aponta como possíveis para presentear neste período de
dia dos namorados, segunda essa pesquisa são roupas, calçados, cosméticos e
perfumes (vejam que são produtos de ticket médio relativamente baixos – por
conta da onda de baixa na economia do país) se fala menos em bens duráveis e
eletrônicos que em outros períodos mais aquecidos financeiramente.
Em
meio às transformações nos valores e no comportamento dos consumidores, novas
tendências e prioridades surgem em 2021, os consumidores possuem hoje mais
cautela com gastos e tentam manter uma reserva, pois o momento não nos mostra
que o país está surfando em boa onda, visto o desemprego e a crise mundial.
Notamos
também uma mudança nos valores, as pessoas buscam hoje por marcas que nos
ajudem a fazer do mundo um lugar melhor, com menos lixo, mais saudável. A
demanda por conveniência, agilidade e principalmente flexibilidade na hora de
comprar hoje é uma crescente no comportamento do consumidor.
O
que também é uma tendência no comportamento para o futuro pós pandemia são as
experiências conectadas, onde o consumidor junta o mundo físico e o virtual,
como uma experiência única. Estamos preparados para esse novo consumo? As
empresas que não estiverem vão sair atrás na preferência do consumidor.
Fátima Bana -
especialista em Marketing pela University Of Califórnia
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