O avanço tecnológico e a internet mudaram a forma de comunicação entre empresas e clientes, porém, nos últimos anos, o marketing digital ainda era considerado um grande tabu para a maioria das pequenas e médias empresas. Com a pandemia de Covid-19 em todo o país e com a adaptação ao isolamento social, os estabelecimentos foram fechados. Em paralelo, as empresas se depararam com um novo desafio: manter o volume de vendas mesmo com as portas fechadas, mas, nem toda empresa estava instalada no ambiente digital.
Diante desse cenário, diversos profissionais
tiveram que se adequar, e não foi diferente no universo do marketing. O
marketing digital não é apenas um meio de inovar. Hoje, nós podemos afirmar que
trata-se de uma solução para que as empresas continuem de portas abertas. Só no
primeiro semestre de 2020, as vendas aumentaram cerca de 40% no ambiente
digital, o que reforça que o investimento em marketing digital é o mesmo que investir
na sobrevivência da empresa.
Segmentação
O marketing digital amplia as possibilidades de segmentação do público. É
possível entender e analisar possíveis consumidores do seu produto ou serviço
e, assim, investir em campanhas mais assertivas. Qualquer tipo de negócio pode
ter acesso à diversas segmentações e impulsionar o que mais se encaixa com a
proposta da empresa.
Expansão
Esse é o grande diferencial do marketing digital.
Por ter a possibilidade de divulgar em qualquer região do mundo que esteja
conectada com a internet, a empresa poderá ter produtos extremamente
específicos para pessoas também específicas. Isso possibilita à empresa uma
ampliação do seu potencial de venda, que deixa de ser local para se tornar
nacional ou até mesmo mundial.
Análise
Com as estratégias e métricas do marketing digital
conseguimos medir e entender os detalhes de cada resultado. O empreendedor pode
monitorar de perto o tempo e a ação do usuário e como ele está aderindo às
estratégias. A mensuração é um conjunto da análise que é investido ao resultado
em vendas que a campanha gerou. Um indicador bem utilizado para validar, é o
ROI, que é o retorno sobre o investimento.
Custo-benefício
Para pequenas e médias empresas que ainda estão se
adaptando ao ambiente virtual, é possível alinhar boas estratégias, boas
ferramentas com um baixo custo. Dentro das soluções, atualmente, o funil de
vendas é o que vem fazendo empresas aumentarem seus faturamentos por oferecer
um processo completo e automático na prospecção e conversão em
vendas. Essa estratégia a ajudará a despertar a atenção de pessoas que se
enquadram com o público-alvo da empresa,com isso, as empresas podem filtrar
essas oportunidades que a o marketing digital oferece, e trazer para empresa
apenas as pessoas que realmente são propensas a compra.
Campanhas
Com o tráfego pago e campanhas montadas, o
gerenciador do negócio consegue atingir a pessoa certa, no momento certo, com a
comunicação certa. Além disso, pode ter acesso à várias métricas de todas essas
ações, otimizar as campanhas, identificar os melhores resultados e ter uma
segurança sobre como atingir seu público.
Rafael Wisch -CEO da G Digital, startup de
desenvolvimento de softwares voltados para marketing e vendas.
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